Festa do Cavalo promove geração de negócios no Agreste

De 28 a 31 de maio, a Federação da Agricultura do Estado de Pernambuco (Faepe), com apoio do Sebrae em Pernambuco (Sebrae/PE) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/PE), promove a Festa do Cavalo de Gravatá. O evento tem o objetivo de promover a ampliação da oferta de produtos turísticos na região, contribuir para o desenvolvimento das atividades equestres de alta qualidade e fomentar a comercialização de produtos derivados da atividade agrícola.

A Festa do Cavalo vai ser realizada no Haras Dr. Luiz Ignácio, no Km 84,5 da BR-232, e vai ter uma programação formada por cursos e oficinas em temas como turismo rural, artesanato em couro e adequação ambiental de propriedades rurais. O público confere ainda exposições, leilão e a realização da 8ª Etapa do Campeonato Nordestino do Cavalo Mangalarga Marchador.

Entre os espaços montados durante o evento, o estande do Sebrae em Pernambuco vai ser um local onde os empreendedores vão poder ter acesso a informações sobre implantação e gestão de negócios no setor de turismo rural, a exemplo de hotéis fazenda e restaurantes. Eles poderão ter acesso ainda a informações sobre cursos e soluções promovidos pelo Sebrae/PE a partir da distribuição de material informativo e do atendimento prestado por consultores no local.

Considerado o maior evento da região no segmento equestre, a Festa do Cavalo de Gravatá nasceu de pesquisa realizada pelo Sebrae em Pernambuco que destacou a cadeia produtiva da criação de cavalos – principalmente, no que diz respeito ao turismo rural equestre – como uma das vocações econômicas do município. A partir do estudo, foi criada a Associação de Criadores de Cavalos Mangalarga Marchador de Gravatá (ACM-Gravatá), além de terem sido abertas e sinalizadas trilhas para cavalgadas com material gráfico próprio e instituída a Festa do Cavalo.

Pedro Augusto é jornalista e repórter do Jornal VANGUARDA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *