Festejos pré-carnavalescos e de Carnaval aquecem vendas no comércio de Caruaru

A venda de produtos e serviços relacionados aos festejos pré-carnavalescos e de Carnaval deve seguir aquecida até os dias que antecedem a semana oficial da festa, que este ano acontece de 10 a 13 de fevereiro. Em Caruaru, no Agreste de Pernambuco, quem investe no setor aposta em números superiores aos registrados na mesma temporada do ano passado. A CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas de Caruaru) prevê um aumento total de 10% nas vendas quando comparado ao mesmo período de 2023.

O número é considerado positivo quando se traça um paralelo com os dados da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Pernambuco. “A Fecomércio-PE prevê um crescimento médio de 20% para a mesma temporada, em todo o estado, o que deve trazer um pouco de fôlego para o restante do semestre, que costuma registrar queda na movimentação”, detalha Rossini Batista, presidente da CDL Caruaru.

A Fecomércio-PE afirma que, entre os segmentos que aquecem o rendimento, neste período, estão os de alimentação e bebidas; embelezamento e cuidados pessoais, a exemplo de perfumarias, cosméticos, maquiagem, penteado e manicure; de confecções, incluindo a customização de vestuários; artístico; de hotelaria, entre outros. É o que confirma o proprietário da loja BijouMark Acessórios e também Tesoureiro da CDL Caruaru, Marcos Antônio Silva. “Como trabalhamos com artigos inerentes ao período, é de se esperar um movimento considerável, com um bom volume de vendas. Assim pensam também outros comerciantes. Por isso, nossa expectativa gira em torno dos 10% de aumento, se compararmos com o período pré-Carnaval de 2023”.

Também experimentam aquecimento nas vendas lojas como a Tallyta Presentes, com a procura de itens como cooler e outros utensílios para a produção de drinques e churrascos, por exemplo, assim como as Lojas Avil, que comercializa tecidos e aviamentos para a confecção de fantasias e a customização de abadás.

CDL Caruaru – Instituição associativa de caráter civil, congrega vários e representativos segmentos do comércio lojista, atuando nos termos das normas estatutárias em vigor, tendo ao longo da sua existência prestado relevantes serviços aos empresários lojistas e contribuído com o desenvolvimento de nossa cidade e do Estado de Pernambuco. Como instituição que representa a classe empresarial de nossa cidade, possui centenas de filiados com os quais mantém uma relação de cunho associativista das mais profícuas, até mesmo porque é a entidade mantenedora do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC). Mais informações sobre os serviços prestados à população podem ser obtidas pelo número de telefone (81) 3101-2900.

Pedro Augusto é jornalista e repórter do Jornal VANGUARDA.