Festival Subtropikal 2019 celebra a criatividade na música brasileira contemporânea

No próximo dia 10 de agosto a cidade de Curitiba receberá a festa de encerramento de um dos festivais mais instigantes do país: o Subtropikal. Uma celebração da criatividade na música brasileira contemporânea, o evento contará com 13 atrações divididas em dois palcos, totalizando 12 horas de festa.

Em 2019, o line-up da festa Subtropikal provoca diferentes públicos a se conectar com a criatividade à sua maneira, contando com shows de Luedji Luna, Heavy Baile, Carne Doce, Forró Red Light, BADSISTA, Orquestra Vermelha, Siamese, Gop Tun DJs, Swinga x Tui, Iccarus, Cauana e Ceres Yo. O local da festa, cuidadosamente selecionado, é a Usina 5, um antigo complexo industrial que se tornou expoente em eventos multiculturais da cidade.

“O Subtropikal atua como plataforma para conectar movimentos e oferecer espaços de vazão para ondas urbanas, buscando reais tendências musicais”, explica Bruna Calegari, organizadora do festival, que ao lado de João Anzolin, é responsável pela curadoria do evento. “O nosso objetivo não é apenas apresentar quem o público quer ver em 2019, mas apresentar quem o público vai desejar em 2021”, conta Bruna.

Dentre os destaques do festival, três fazem sua estréia na capital paranaense. O Forró Red Light, projeto de Brasília, mescla sonoridades eletrônicas com um dos estilos mais consagrados da música brasileira, com uma nova abordagem do tradicional forró. Já o núcleo Gop Tun, dono de uma das festas mais concorridas da capital paulista um dos principais projetos da cultura de pista nacional, apresenta os DJs Nasci e TYV tocando em back2back. Também de São Paulo vem Orquestra Vermelha. A banda de um homem só traz um show de telas onde bases pré-gravadas que dão origem a um show ao vivo. Um repertório original e instrumental com influências de krautrock, eletrônica ambiente, jazz e minimalismo contemporâneo através do músico Matheus Leston.

Outra grande atração da festa de encerramento do Subtopikal 2019 é a coletivo carioca Heavy Baile, conhecido por apresentar uma nova fusão de funk carioca e música eletrônica, resultando em um movimento progressivo de empoderamento musical e cultural da periferia. Comandado por Leo Justi, acompanhado por MC Tchelinho e DJ Thai, o Heavy Baile é conhecido por transmitir para o grande público novas abordagens para a criação musical, com estéticas até agora associadas e restritas a subúrbios urbanos e guetos. Será a primeira vez que o grupo vem a Curitiba com sua formação completa e dançarinos. A banda goiana Carne Doce e a cantora baiana Luedji Luna fecham a lista de atrações de fora da cidade: ambas retornam aos palcos curitibanos após shows lotados no começo do ano.

Novos talentos locais também estarão em destaque. As DJs Cauana e Ceres Yo, do coletivo de DJs Fabrik, o rapper e performer Siamese e os representantes da festa INVDRS Swinga e Tui fecham o time de atrações da festa.

A festa de encerramento será realizada na Usina 5 (Rua Constantino Bordignon, 5 – Prado Velho), no dia 10 de agosto, a partir das 18h. Os ingressos custam a partir de R$ 45 e podem ser adquiridos antecipadamente no site www.eventim.com.br/subtropikal. Mais informações sobre o evento no site www.subtropikal.com. O público interessado em se tornar Embaixador do Evento pode acessar o Social Wave (www.socialwave.com.br) e se cadastrar.

Pedro Augusto é jornalista e repórter do Jornal VANGUARDA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *