Festival Viva Dominguinhos atrai artistas e turistas a Garanhuns

festival_viva_dominguinhos_2016-1447701872-766-e

A cidade de Garanhuns, no Agreste do Estado, está recebendo milhares de turistas que participam da quarta edição do Viva Dominguinhos, evento que teve início na última quinta-feira (20) e que se estenderá até este sábado (22). A programação acontece em dois polos distintos, com shows durante o dia e, à noite, evidenciando o forró, o xote e o baião, ritmos tão defendidos pelo homenageado.

Com a proposta de reverenciar a história musical e a forte relação do músico José Domingos de Moraes, o Dominguinhos, com a sua cidade natal, esta edição consolida o evento no calendário estadual. A programação conta com atrações locais, regionais e nacionais, que sobem aos palcos dos polos da Praça Cultural Mestre Dominguinhos e do Espaço Colunata. A expectativa de público, para os três dias de festa, é superar o número de 110 mil pessoas registrado no ano passado.

Na Praça Cultural Mestre Dominguinhos, onde está montado o palco principal, os shows começam às 21h e a infraestrutura disponibilizada ao público inclui praça de alimentação, área de artesanato, banheiros químicos – alguns deles com acessibilidade -, além de espaço coberto com mesas e cadeiras. Já o palco Canta Dominguinhos, no Espaço Colunata, localizado na Avenida Santo Antônio, funcionará nesta sexta (21) e no sábado (22), das 10h às 18h.

Para o prefeito de Garanhuns, Izaías Régis, devido ao gênero musical apresentado nos palcos pelos artistas contratados, o evento tem um significado especial. “O Viva Dominguinhos é a abertura do período junino em Pernambuco. Temos certeza de que tudo o que é investido volta como incremento para a economia de bares, restaurantes e hotéis. Além disso mantemos viva a cultura tão divulgada pelo filho da terra”, enfatizou.

A programação foi montada visando contemplar diversos gêneros musicais, sempre com alguma interligação ao baião, ritmo que marcou a carreira de Dominguinhos. Dessa forma, quem abriu os festejos na Praça Cultural foi Mourinha do Forró, além de Nádia Maia, Targino Gondim, Andréa Amorim, Cezzinha e Dorgival Dantas.

Nesta sexta-feira (21) não vão faltar sucessos de público, com Genaro, Os Nonatos, Alcymar Monteiro e Fulô de Mandacaru. Já o sábado (22) começa com a atração local, Kiara Ribeiro, seguindo com a Cantoria Agreste – que reúne Genaro, João Netto, Marcelo Melo e Sérgio Andrade. Para encerrar o evento, tem o forró autêntico de Flávio José e as músicas dançantes do Falamansa.

As apresentações do palco Canta Dominguinhos da sexta-feira (21) serão Valdir Marino, Os Coroas do Forró, Forró do Xeeh, Orquestra Sanfônica, Quero Xote, Juliano do Acordeon, Verônica, Nando Azevedo e Amanda Back. Já no sábado (22), sobem ao palco Ivan Maceió, Mateus Cordeiro e Deivinho, Rogério e Os Cabras, Michelly dos Anjos, Forró Pesado de Garanhuns, Banda Seu Januário, André Macambira, Andrezza Formiga e Roberto Cruz.

Mais uma vez, a iniciativa “Desmistificando a Sanfona” acontece em parceria com a Secretaria de Educação. Durante a realização do Viva Dominguinhos, escolas das redes municipal, estadual e privada recebem aulas-espetáculo que apresentam noções de como o instrumento é tocado, sua sonoridade e notas musicais. O momento também expõe um resumo sobre a vida e a obra do grande mestre Dominguinhos. Já o projeto de intervenção urbana “Dominguinhos em Quadros” acontece no muro do Hotel Tavares Correia, na Avenida Rui Barbosa, Bairro Heliópolis. A ação teve início em 2015 e faz sucesso entre visitantes e moradores que podem ver imagens e letras de músicas entoadas pelo artista.

Pedro Augusto é jornalista e repórter do Jornal VANGUARDA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *