Wagner Gil
A Prefeitura de Caruaru ainda repercute de forma positiva o saldo dos festejos juninos de Caruaru, realizados este ano desde o dia 18 de Maio com a realização do primeiro São João na Roça, que abriu um dos 12 pólos de animação na zona rural. Esta semana, o presidente da Fundação de Cultura e Turismo, Rubens Júnior, fez um balanço geral no programa Jornal Vanguarda, que vai ao ar pela Caruaru FM, de segunda à sexta-feira das 7h às 8h.
Segundo Rubens, a questão política de certa forma atrapalhou, mas não diminuiu o tamanho da festa. Entre patrocinadores e apoios, a Prefeitura conseguiu arrecadar R$ 11 milhões, mas esse valor poderia passar dos R$ 13 milhões caso o governador Paulo Câmara mantivesse a média de repasse de recursos ao município. Na gestão anterior, a média era de R$ 3 milhões. Quando Raquel Lyra assumiu a prefeitura em 2017, o Governo do Estado repassou R$2,5 milhões e, no ano passado, apenas R$ 800 mil.
Este ano, a redução foi ainda mais brusca com anúncio de apenas R$ 400 mil. “Não gostaria de reclamar dessa redução. Nós tivemos grande êxito e trouxemos novos parceiros da iniciativa privada. Nunca se arrecadou tanto e em vez de reclamar, comemoro esse R$ 400 mil”, disse o presidente da FCTC, que também ocupa a função de secretário de Governo.
Entre as marcas que aportaram no São João estiveram o Facebook, Cielo, Ifood e Uber. “Na gestão da prefeita Raquel Lyra, nós mudamos o modelo de captação que é feito pela própria prefeitura, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Economia Criativa. Um trabalho fantástico que a cada ano vem valorizando nossos festejos e atraindo empresas de destaque no cenário mundial”, disse Rubens Júnior.
Ele destacou ainda o avanço dos festejos juninos no interior do município. “Conseguimos ampliar o São João em quantidades de polos e shows. Foram 12 festas na zona rural e valorizando os comerciantes locais. Fizemos a festa com ajuda da comunidade. Não houve violência ligada à festa. Outro detalhe interessante é que todos os polos, incluindo a zona rural estiveram sendo monitorados em tempo real”, informou.
Segundo Rubens, uma pesquisa trará os avanços e a movimentação financeira. “Já sabemos que realizamos um grande evento. Durante quatro os finais de semana, tivemos ocupação de 100% na rede hoteleira. O comércio reagiu de forma positiva em relação à festa. Nossa expectativa de movimentação financeira passou dos R$ 250 milhões. Foram mais de dois milhões de visitantes”, comemorou.
Rubens Júnior disse ainda que foram mais de cinco mil pessoas que trabalharam de forma direta no sucesso dos festejos juninos 2019. “Várias secretarias estiveram envolvidas. Entre elas, Saúde, Educação, Serviços Públicos, Desenvolvimento Rural, Fazenda, Administração, Procuradoria, Governo, Fundação de Cultura”, informou. “Além disso, tivemos o grande apoio das Polícias Militar, Civil e Federal. O sucesso do São João se deu também devido a sintonia entre os poderes e os órgãos. Gostaria de agradecer ainda ao Tribunal de Justiça e Ministério Público”, completou Rubens Júnior.
O Alto do Moura também foi outro setor do São João que ganhou mais visibilidade e profissionalismo. Este ano, nomes como Santanna, Flávio José, Assisão, entre outros, comandaram os finais de semana com muito forró tradicional. No dia do encerramento, o público no vilarejo passou das 50 mil pessoas. “A média de público foi elevadíssima este ano. A quantidade, qualidade dos shows e a infraestrutura montada, foram decisivos para o sucesso de público e vendas”, destacou Rubens.
RECORDE DE MARCAS
O São João de Caruaru também bateu recorde em arrecadação. Segundo o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, João Melo Neto, os comentários positivos são reflexos reais do que foi a festa. “A cada ano, estamos profissionalizando e formatando um novo formato para o São João. Fizemos um trabalho profissional desde a captação de recursos até a finalização do evento. O resultado foi um aumento na quantidade de patrocinadores e arrecadação superior a R$ 10 milhões”, revelou João Neto.
Este ano, foram 27 marcas patrocinando ou apoiando os festejos juninos. “O detalhe é que cada polo de animação tem seu patrocínio. Desta forma, conseguimos organizar melhor a distribuição de recursos e ampliar o São João de Caruaru de forma considerável”, disse o secretário. “Outro fator importante foi que conseguimos atrair empresas que nunca haviam apoiado à festa, dentre elas, a Jeep, o Facebook, Ifood, etc. Foram 27 marcas!”, reafirmou.
João Neto disse ainda que comemora a ampliação no valor total da captação. “Independente do valor, tivemos um acréscimo de 50% na arrecadação com os parceiros. Isso tem que ser comemorado. Quando o resultado da pesquisa chegar, esses números serão confirmados. Aqui nós já comemoramos!”, finalizou.