O rock que vira xote, que vira baião e que continua preservado por vocais, guitarras, baixos e baterias. Tal qual o forró que não se desprende do triângulo, da zabumba e da sanfona e permanece fiel às suas origens. Premissas idealizadas pelo cantor pernambucano Israel Filho, que tem 35 anos de trajetória artística, que se juntou ao grupo caruaruense “Hey John Beatles Cover” e colocou em prática o projeto “Israel Filho & Forró Beatles”, lançado no início deste ano.
São onze faixas que misturam em uma mesma sonoridade, por exemplo, a clássica composição de John Lennon, “Help” em meio à “Vida de Viajante”, de Luiz Gonzaga, o mesmo “Velho Lua” que lá pela década de 1970, com assinatura de Raul Seixas (“Raul Rock Seixas”, 1977), emprestou “Asa Branca” para ser alternada com “Blue Moon of Kentucky”, cantada por Elvis Presley, entre outros intérpretes.
“Há algum tempo guardo comigo esse desejo de trazer a mistura do forró ao rock, em especial o dos Beatles sem, no entanto, deixar de lado a originalidade dos dois ritmos. Encontramos os meninos do Hey John, que toparam o desafio e hoje estamos felizes com a receptividade do trabalho que, inicialmente, pode até causar estranheza, para logo depois unir fãs dos dois movimentos”, contou Israel, em conversa com a Folha de Pernambuco.
Formado por Helder Alcântara (Ringo Star/bateria), Roberto Liberato Filho (John Lennon/guitarra), Lucas Rezende (George Harrison/guitarra) e Jarbas Aquino (Paul McCartney/baixo), o grupo está na estrada há pelo menos oito anos e recebeu bem a ideia de fomentar o forró com a reprodução das músicas do quarteto de Liverpool.
“É um projeto novo, aceito pelo grupo e, principalmente, pelo público, surpreendido em pleno período junino de Caruaru, quando subimos ao palco com o Israel ano passado”, contou Helder. “Diretamente de Liverpool para Caruaru”, esbraveja o também caruarense Israel que, com o projeto, em paralelo à sua carreira de forrozeiro já consagrado, assume a responsabilidade de eternizar o ritmo nordestino ao rock emblemático dos Beatles, e vice-versa, é claro, com “Hey Jude” e “Esperando na Janela”; “Let It Be” e “Não Chore Mais”; “Imagine” e “Só o Amor Constroi”, entre as faixas do disco “Israel Filho & Forró Beatles”.
Folhape