FPF divulga tabela básica da primeira fase do Estadual 2018

FPF Globo Esporte

Pedro Augusto

A Federação Pernambucana de Futebol divulgou, na tarde da última quarta-feira (22), em sua sede localizada no Recife, a tabela básica da primeira fase do Estadual 2018. Composta por 11 rodadas e tendo a participação de 11 clubes, a etapa inicial começará no dia 17 de janeiro com término previsto para o dia 7 de março. Com o novo regulamento, que foi aprovado em outubro passado, o número de clássicos marcados para esta primeira fase será menor em relação às edições anteriores. Se nesta temporada ocorreram seis confrontos envolvendo Sport, Santa Cruz e Náutico, na próxima serão apenas três.

O Central, único representante de Caruaru na Série A1, fará a sua estreia fora de casa, mais precisamente contra o Afogados, no Estádio Vianão. Em seguida, a Patativa encara o Náutico, no dia 21 de janeiro, no Luiz Lacerda; visita o Santa Cruz, no dia 24 de janeiro, no Estádio do Arruda; recebe o Flamengo de Arcoverde, no dia 28 de janeiro; duela com o Sport, no dia 4 de fevereiro, no Lacerdão; mede forças com o América, no dia 7 de fevereiro, no Ademir Cunha; pega o Belo Jardim, no dia 18 de fevereiro, no Luiz Lacerda; enfrenta o Vitória, no dia 21 de fevereiro, no Carneirão; folga na 9ª rodada; visita o Pesqueira, no dia 4 de março, no Joaquim de Brito, e duela com o Salgueiro, no dia 7 de março, no Lacerdão.

Na próxima temporada, o Pernambucano irá começar um pouco mais cedo em relação as suas edições anteriores devido à realização da Copa do Mundo da Rússia. Por conta dos jogos do Nordestão 2018, as datas das rodadas desta primeira fase do Estadual também poderão sofrer alterações. O primeiro clássico está marcado para acontecer na 3ª rodada, envolvendo o Náutico e o Sport, com o mando de campo alvirrubro. Na sequência, na 7ª rodada, haverá o Clássico das Emoções entre Santa Cruz e Náutico, no Arruda, e, por último, o Clássico das Multidões entre Sport e Santa Cruz, na Ilha do Retiro.

De acordo com o regulamento, os dois clubes que obtiverem as piores campanhas nesta etapa inicial estarão automaticamente rebaixados para a 2ª Divisão. Por outro lado, os oito melhores classificados disputarão o mata-mata das quartas de final. Vale ressaltar que, tanto nas quartas como nas semifinais, os vencedores dos confrontos sairão a partir da realização de uma única partida, tendo os times com as melhores campanhas como mandantes. Em contrapartida, na grande decisão, os finalistas medirão forças em jogos de ida e de volta.

1º Rodada – 17/01/2018

Santa Cruz x Vitória
Náutico x América
Afogados x Central
Flamengo x Sport
Pesqueira x Belo Jardim
Folga: Salgueiro

Pedro Augusto é jornalista e repórter do Jornal VANGUARDA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *