Fundador da banda de Pífanos, Sebastião Biano completa um século de vida

Na véspera de São João, 23 de junho, uma lenda da música brasileira completa 100 anos de idade. Sebastião Biano, um dos fundadores da Banda de Pífanos de Caruaru, é uma referência cultural e estética para o Nordeste brasileiro. Na quinta-feira a Capital do Agreste rende homenagens ao artista com a exibição do documentário “Pipoca Moderna”, que conta a trajetória dele. O próprio Sebastião Biano irá à sessão, que começa às 19h no Polo do Repente e faz parte da programação do projeto São João Cultural. Na sequencia, teremos um bate-papo com o roteirista e diretor, o jornalista Hélder Lopes. Esta será a primeira exibição do filme em Pernambuco, que foi lançado oficialmente no último domingo em São Paulo, durante o festival In-Edit.

O documentário é uma produção da Luni Produções, com apoio do estúdio Carranca. Gravado entre os anos de 2016 e 2018, em Recife, Caruaru e Riacho das Almas, no agreste pernambucano, “Pipoca Moderna” é um road-movie que acompanha o mestre Sebastião Biano desde em momentos íntimos com seus familiares, até em shows públicos, homenagens e encontro com musicistas mais jovens.

“Fizemos uma homenagem a um artista de grande talento, com reconhecimento internacional, e que merece ser reverenciado por sua obra e trajetória”, afirma Hélder. O diretor biografou outro ícone da cultura pernambucana, o compositor Onildo Almeida, autor de
grandes sucessos de Luiz Gonzaga, como “A Feira de Caruaru”.

Sinopse

O mestre centenário Sebastião Biano, fundador da Banda de Pífanos de Caruaru, volta à cidade que o projetou como grande influenciador da tropicália e um dos principais ícones da cultura popular no Brasil. Na viagem, Biano, que vive em São Paulo desde os anos setenta, revê familiares, participa de eventos públicos, faz espetáculos e depara-se com uma virtuosa banda de jazz – oportunidade em que revisita algumas de suas principais composições e improvisa livremente ao lado de instrumentistas da nova geração.

Pedro Augusto é jornalista e repórter do Jornal VANGUARDA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *