Pedro Augusto
Quem já estava com saudades de acompanhar nas arquibancadas a uma partida oficial não deve lamentar mais. Isso porque, diferentemente da maioria dos outros estaduais do país, o Campeonato Pernambucano 2016 já vai começar logo na primeira quinzena de janeiro. Neste domingo (10), a partir das 16h, serão realizadas quatro partidas válidas pela fase inicial da competição.
Composta apenas por clubes do Interior, que estão distribuídos em dois grupos, esta fase terá na estreia os confrontos entre Porto e Central, no Antônio Inácio; Belo Jardim e Atlético Pernambucano, no Sesc Mendonção, América e Pesqueira, no Ademir Cunha, e Vitória e Serra Talhada, no Carneirão.
De acordo com o regulamento, os dois mais bem classificados de cada chave garantirão não só a vaga para o hexagonal do título – previsto para iniciar no próximo dia 30 -, como também para a Série D 2016. O grupo A está sendo formado pelo Porto, Central, Belo Jardim e Atlético, enquanto o B pelo América, Pesqueira, Vitória e Serra Talhada. Tida como uma das favoritas para avançar de fase, a Patativa chegou a mais uma temporada completamente renovada. Salvo a pouquíssimas peças que defenderam o clube na última 4ª Divisão, a equipe caruaruense entrará no Estadual com várias caras novas. Já outras nem tanto assim, a exemplo do técnico Flávio Barros.
De volta ao comando técnico do alvinegro após uma rápida passagem em 2008, Flávio disse ter enfrentado algumas dificuldades nesta pré-temporada, porém se mostrou confiante quanto ao participação do time. “Queríamos ter fechado o grupo antes para intensificarmos o entrosamento, gostaríamos de ter treinado um pouco mais em campos oficiais, teremos de encontrar a cara da equipe durante as partidas, mas, mesmo assim, estamos otimistas em relação a nossa caminhada na competição. Nossa diretoria vem fazendo o que pode para oferecer uma boa infraestrutura e os atletas vêm demonstrando comprometimento para com os objetivos do clube”, observou.
Se tem um jogador que está contando as horas para estrear no Estadual, este é o goleiro Juninho. De volta à titularidade após uma temporada difícil em 2015, ele espera voltar a se destacar vestindo a camisa alvinegra. “Graças a Deus, nos encontramos 100% para ajudar o Central e nada melhor do que um clássico para demonstrarmos que estamos totalmente recuperados. Estamos no clube já há algumas temporadas e sabemos da força do Porto, porém temos consciência do que podemos fazer no Antônio Inácio”, destacou. Além de Juninho, o elenco centralino também está contando com outros jogadores experientes, a exemplos do volante Charles Wagner e do meia e candidato a ídolo, Araújo.
Porto
Ciente da importância de passar de fase, já que assim garantiria calendário para o segundo semestre, o Porto vai utilizar o que há de melhor de sua atual gama de jogadores para tentar desbancar os adversários. Prova disso é que diretoria tricolor decidiu não ceder por empréstimo o meia atacante Jeferson Renan, que estava dado como certo mais uma vez no Náutico. Além do jovem talento, também irá vestir a camisa do Gavião no Estadual o volante Mardley, que defendeu no ano passado o Boa Esporte-MG, na Série B. No banco de reservas, o tricolor da Rua Preta contará com a experiência do técnico Pedro Manta, que já passou por várias equipes do cenário local.