FUTEBOL: CBF amplia número de participantes na Série D

Pedro Augusto

A concorrência por uma das vagas de acesso para a Série C será maior nesta temporada. A Confederação Brasileira de Futebol anunciou em comunicado oficial, na última terça-feira (15), a inclusão de mais oito clubes na disputa da 4ª Divisão 2016. Com a ampliação, a competição nacional contará com a participação de 48 equipes e não mais 40, conforme vinha sendo realizada até a temporada anterior. Agora, o estado de São Paulo terá mais dois representantes passando de dois para quatro. Em contrapartida, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Ceará, Rio Grande do Norte e Pará garantiram mais um participante passando de dois para três.

Os demais estados, incluindo Pernambuco, continuaram com o mesmo número de vagas. Vale ressaltar que a Série D também permaneceu acolhendo os quatro rebaixados da Terceirona. No documento de divulgação da alteração, o diretor de competições da CBF, Manoel Flores, afirmou que a mudança representa um passo importante para integrar mais clubes ao calendário nacional. “A CBF acredita que com esta modificação estará estimulando o surgimento de novos talentos, garantindo emprego e renda para os que trabalham com o futebol e movimentando a torcida local.”

Para a distribuição das novas vagas, a CBF levou em consideração o Ranking Nacional das Federações deste ano. Com a novidade, o sistema de disputa será alterado para 12 grupos de quatro clubes cada, com jogos de ida e volta. Classificam-se para a segunda fase os dois primeiros de cada chave e os oito melhores terceiros colocados, totalizando 32 equipes. A partir desta segunda etapa, a competição será disputada através do sistema mata-mata até a sua conclusão. Os jogos estão previstos para serem iniciados no próximo dia 29 de maio.

Como acabaram na liderança de suas respectivas chaves no primeiro turno do Estadual, Central e América serão os representantes de Pernambuco na Série D 2016. Desde a criação da 4ª Divisão, a Patativa tem figurado bastante no certame, apesar de estar sempre esbarrando na primeira fase. Em contrapartida, o Periquito fará a sua estreia. Em entrevista por telefone, o presidente do alvinegro caruaruense, Lícius Cavalcanti, ressaltou que a ampliação no número de participantes acirrará ainda mais a disputa por uma das vagas para a Série C.

“Se a 4ª Divisão já era difícil, haja vista que observamos um nivelamento muito grande por parte das equipes, ficará ainda mais agora com a inclusão desses oito clubes. Como não acreditamos que a competição irá começar no dia 29 de maio, mas, sim, em julho, já que muitos estaduais ainda estarão em vigor na data, tivemos de replanejar o que havíamos programado para o pós-Estadual. Alguns jogadores, como são os casos de Candinho e Daniel, foram emprestados, mas deverão retornar para a Série D, enquanto outros seguiram o mesmo caminho, porém não vestirão a camisa do Central na competição”.

Apesar da sequência de resultados negativos no hexagonal do título do Campeonato Pernambucano, o mandatário alvinegro reiterou a permanência do técnico Flávio Barros. “Planejamento deve ser cumprido senão não deveria existir. Desde a nossa classificação no primeiro turno que temos falado que o Flávio iria comandar o clube na 4ª Divisão e esta ideia está mantida. Pelo menos oito jogadores que vêm agradando no Estadual irão permanecer e ainda faremos novas contratações”, acrescentou Lícius.
Além de Central e América, também já estão confirmados na Série D 2016 o Águia de Marabá-PA, Madureira-RJ, Icasa-CE e Caxias-RS. Os quatro últimos foram os rebaixados da Série C 2015.

Pedro Augusto é jornalista e repórter do Jornal VANGUARDA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *