Futebol: Chegou a vez dos brasileirões

http://www.danielaugustojr.com.br

Por Pedro Augusto

Diferentemente da maioria dos outros estados brasileiros, que já conheceu o seu campeão 2017, Pernambuco ainda não sabe quem levou a melhor na temporada atual. Mas enquanto o segundo e decisivo confronto válido pela finalíssima da competição não é disputado – o que deverá acontecer somente no próximo dia 18 de junho – a torcida pernambucana estará com as suas atenções voltadas para o início dos Brasileirões das Séries A, B, C e D. Bastante tradicional no cenário futebolístico brasileiro, o Estado contará mais uma vez com representantes em todas as divisões do campeonato nacional. Serão eles: o Sport (A), o Náutico e o Santa Cruz (B), o Salgueiro (C), além do Central, o América e o Atlético, na D.

Das quatro divisões que serão disputadas, três delas começarão já nestes próximos dias. Único integrante estadual na elite do futebol pentacampeão do mundo, o Sport fará a sua estreia na Série A 2017 diante da Ponte Preta, neste domingo (14), a partir das 16h, no Estádio Moisés Lucarelli. Tendo como principais destaques no elenco o goleiro Magrão; o zagueiro Durval, o meia Diego Souza e o atacante André, o Leão terá como uma das principais metas neste Brasileirão brigar por uma das vagas para a Taça Libertadores da América 2018. Para isso, também contará com o trabalho do técnico Ney Franco, que ao longo de sua carreira, já comandou várias equipes na competição.

Na Segundona, o Timbu fez a sua estreia contra o América-MG, na noite da sexta-feira (12), na Arena Pernambuco, enquanto a Cobra Coral visita o Criciúma, neste sábado (13), a partir das 16h30, no Heriberto Hulse. Batendo na trave para conquistar o acesso nas últimas duas temporadas, quando terminou na quinta posição, o Timbu terá como principais triunfos para finalmente retornar à Série A, o talento do jovem atacante Erick e a experiência do técnico Waldemar Lemos, que inclusive já subiu com a equipe alvirrubra em 2011. Pelas bandas do Arruda, o meia Thomas, o goleiro Júlio César e o zagueiro Anderson Sales poderão fazer a diferença para garantir o Santa em mais uma disputa da 1ª Divisão.

Na Série C 2017, o Estado será representado pelo Salgueiro, que vem fazendo até agora uma excelente temporada. Na primeira rodada do grupo A, o Carcará enfrenta o Confiança, nesta segunda-feira (15), a partir das 20h30, no Estádio Batistão. Comandado pelo bom técnico Evandro Guimarães, o time sertanejo tem como destaques em seu elenco o goleiro Mondragon, o lateral direito Marcos Tamandaré, o volante Rodolfo Potiguar e o meia Valdeir. Fazendo sempre boas campanhas nas últimas edições da Terceirona, o Salgueiro espera repetir a façanha de 2010, quando acabou alcançando o acesso para a Série B após ter conseguido virar o placar diante do Paysandu, em pleno Estádio da Curuzu.

Presentes mais uma vez em uma edição da 4ª Divisão, Central e América neste ano contarão com a companhia do Atlético Pernambucano, que acabou herdando a vaga deixada pelo Serra Talhada, com problemas financeiros. As três equipes farão as suas estreias na competição somente no próximo dia 21. Compondo o grupo A6, o Periquito visita o Guarani de Juazeiro, em estádio ainda a ser confirmado. Já pelas chaves A7 e A8, respectivamente, a Patativa encara o Sousa-PB, no Estádio Marizão, enquanto o Tatu Bola recebe o Campinense, no Nildo Pereira. Com exceção da partida do Central, que iniciará às 17h, os demais confrontos estão marcados para começar às 16h.

Amistoso

Com o objetivo de apresentar o seu novo elenco à torcida, o Central fará amistoso contra o Las Vegas United, neste domingo (14), a partir das 16h, no Luiz Lacerda. Na ocasião, o Las Vegas entrará em campo com vários ex-jogadores que defenderam vários clubes de tradição do país, como o volante Amaral (ex-Palmeiras), o zagueiro Edmilson (ex-São Paulo) e o atacante Araújo (ex-Náutico).

Pedro Augusto é jornalista e repórter do Jornal VANGUARDA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *