Gilberto propõe discussão sobre porte de arma para guardas municipais

Além de solicitar abertura de concurso público para a Guarda Municipal de Caruaru, o vereador Gilberto de Dora (PSB) apresentou um requerimento, na sessão desta quinta-feira (5), pedindo uma audiência pública para discutir a liberação de porte de arma para integrantes da corporação.

O requerimento foi feito com base na legislação vigente no Brasil. De acordo com a Lei Federal nº 10.826/2003, pode ser concedido o porte de arma “aos integrantes das Guardas Municipais dos municípios com mais de 50 mil e menos de 500 mil habitantes, quando em serviço”.

Muitas cidades do país já contam com guarda armada, a exemplo de João Pessoa (PB) e Barueri (SP). Antes de entregar os equipamentos aos agentes, é necessário que eles passem por treinamentos e testes rigorosos.

“É importante deixar claro que eu não estou sendo contra nem a favor do porte de armas para a Guarda Municipal. Como representante do povo, estou apenas fazendo minha obrigação, que é ouvir a população e saber se ela concorda com a ideia”, explicou Gilberto de Dora.

O requerimento será votado na próxima terça-feira (10).

Natural do Rio de Janeiro, é jornalista formado pela Favip. Desde 1990 é repórter do Jornal VANGUARDA, onde atua na editoria de política. Já foi correspondente do Jornal do Commercio, Jornal do Brasil, Folha de S. Paulo e Portal Terra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *