Gravatá vai ganhar sistema de esgotamento sanitário

A cidade de  Gravatá, distante 85 quilômetros do Recife, ganhará um sistema de esgotamento sanitário. A ordem de serviço para a execução da primeira etapa do projeto  foi dada no último sábado (5) , pelo  governador Paulo Câmara, durante evento realizado no município.

Serão investidos cerca de R$ 27 milhões para dotar até 30% do município com cobertura e tratamento de esgotos, beneficiando 33,5 mil habitantes. “Gravatá tem um turismo importante, mas tem um nível de esgotamento sanitário quase inexistente. Estamos assegurando esse percentual agora, mas vamos trabalhar para que, nos próximos anos, o Governo do Estado  consiga  completar  100% a cobertura desses serviços no município”, argumentou Paulo Câmara.

A primeira etapa desse sistema será viabilizada pelo programa de Saneamento Ambiental da Bacia Hidrográfica do Rio Ipojuca (PSA). A Compesa  vai mapear toda a rede  já existente, cerca de 25 quilômetros de extensão, e  modernizá-la. Também será construída uma moderna  estação de tratamento de esgoto, que será erguida  próximo  ao bairro COHAB II e será cercada de um cinturão verde.

Além disso, para harmonização com a região, seguirá a arquitetura das construções residenciais dos condomínios gravataenses, com uma cobertura semelhante a um chalé. O prazo para execução e início da operação da primeira etapa do SES Gravatá é de 26 meses a partir do início das obras. Na opinião do interventor da cidade de Gravatá, coronel  Mário Cavalcanti, a obra  que a Compesa irá executar no município dialoga com a  saúde e meio ambiente. “Fazer saneamento é garantir menos doenças e mais qualidade de vida para as pessoas”, ressaltou

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, Thiago Norões, o projeto  de esgotamento sanitário de Gravatá vai abrir perspectivas de desenvolvimento  para o município e mais qualidade de vida para a população. “ Além de Gravatá, outras cidades também receberão obras de esgoto do PSA  e com isso  resgatar  a  vida do Rio Ipojuca”, afirmou Norões. Já para o diretor Regional do Interior, da Compesa, Marconi de Azevedo, que representou o presidente da Compesa, Roberto Tavares, ampliar os serviços de esgotamento sanitário em Pernambuco é uma prioridade do Governo de Pernambuco e da Compesa. “ Temos grande projetos, a exemplo do Programa Cidade Saneada, que irá beneficiar 14 cidades da Região Metropolitana do Recife e a cidade de Goiana; o PSA Ipojuca, que irá contemplar com projetos e obras de esgotamento sanitário as  cidades localizadas na bacia do rio Ipojuca (Venturosa, Arcoverde (nascente do rio), Poção, Sanharó, Belo Jardim, Tacaimbó, São Caetano, Caruaru, Bezerros, Gravatá, Chã Grande, Primavera, Escada)”, complementou Marconi de Azevedo.

Natural do Rio de Janeiro, é jornalista formado pela Favip. Desde 1990 é repórter do Jornal VANGUARDA, onde atua na editoria de política. Já foi correspondente do Jornal do Commercio, Jornal do Brasil, Folha de S. Paulo e Portal Terra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *