Pedro Augusto
A CBF realizou, na noite da última terça-feira (4), no Centro Cultural Ariano Suassuna, em João Pessoa-PB, o sorteio dos grupos da Copa do Nordeste 2017. Pela terceira vez na sua história, a competição contará com a presença de times dos nove estados da região, sendo três de Pernambuco e da Bahia, além de dois da Paraíba, do Ceará, do Maranhão, do Sergipe, do Rio Grande do Norte, das Alagoas e do Piauí. Os três representantes do Estado no Nordestão serão o Santa Cruz, o Náutico e o Sport.
De acordo com o regulamento, os 20 clubes participantes ficarão divididos em cinco grupos de quatro times, sendo que os primeiros colocados e os três melhores segundos seguirão para a fase de mata-mata. Nela, os times que obtiveram as melhores campanhas na etapa inicial terão a vantagem de jogar o confronto de volta dentro de casa. Também é importante ressaltar que no Nordestão vale a mesma regra da Copa do Brasil, em que o gol marcado fora de casa serve como critério de desempate.
O grupo A, que já está sendo chamado de o da morte, será composto pelo atual campeão Santa Cruz, pelo atual vice Campinense, pelo Náutico e pelo segundo representante do estado do Ceará, que poderá ser o próprio Ceará. Isso porque o Uniclinic, o Guarani de Juazeiro e o Guarany de Sobral, que acabaram terminando à frente do Vozão no Estadual deste ano já protocolaram as suas desistências de participação junto à CBF.
A confirmação sobre o herdeiro desta segunda vaga deverá ser feita nesses próximos dias e isto tem gerado muitas especulações. Até porque vários clubes participantes vêm considerando a possível presença do Vozão como uma virada de mesa. Em contrapartida, o alvinegro cearense já tratou de negar qualquer influência nas desistências das equipes coirmãs.
Além do Clássico das Emoções – disputado tradicionalmente pelo Santa Cruz e pelo Náutico –, a primeira fase do Nordestão 2017 ainda contará com o Clássico das Multidões, tendo como principais protagonistas o CSA e o CRB. As duas equipes alagoanas irão compor o grupo D, juntamente com o ABC e o Itabaina-SE. No grupo B medirão forças o Altos-PI, o Moto Club, o Fortaleza e o Bahia. Já a chave C será formada pelo Juazeirense-BA, o Ríver-PI, Sampaio Corrêa e o Sport.
Quanto ao grupo E, ele será composto pelo Sergipe, o Botafogo-PB, o América-RN e o Vitória-BA. Considerada uma das principais competições do futebol brasileiro, a Copa do Nordeste deverá começar em 2017 no mês de fevereiro. Desde que os clubes do Maranhão e do Piauí foram incluídos, isso há duas temporadas, que a fórmula de disputa do certame vem permanecendo a mesma. O maior campeão do Nordestão é o Vitória, com cinco títulos, seguido pelo Sport, com três conquistas, do Bahia, com duas, e do América de Natal, Campinense, Ceará e Santa Cruz, com uma conquista cada.