Hemope precisa de doadores regulares de sangue para garantir estoques

Apesar do aumento nas doações de sangue registrado nos últimos dias no Hemocentro Recife, após convocação à população, o Hemope quer sensibilizar os pernambucanos sobre a importância do ato contínuo. A busca é por doadores regulares e permanentes a fim de manter os estoques e o fornecimento aos bancos de sangue na Região Metropolitana do Recife (RMR). Nos últimos meses, o hemocentro registrou queda nas doações, com um déficit de cerca de mil bolsas de sangue ao mês. Para o bom funcionamento da rede, o Hemocentro precisa garantir até 400 coletas por dia. Nos últimos dias, esse número foi restabelecido, mas, para regularizar o fornecimento aos hospitais da rede, é necessário manter esse fluxo.

“Nosso maior desafio é fazer com que as pessoas se tornem doadoras regulares e, acima de tudo, que não seja um ato esporádico. Precisamos de continuidade, que esta atitude seja incorporada na rotina das pessoas. É preciso falar sobre isso com família, amigos, colegas de trabalho e mobilizar cada vez mais para este ato de solidariedade, que, afinal, salva vidas. Se conseguirmos manter uma boa coleta por, no mínimo, 15 dias, conseguiremos repor os estoques que estão críticos”, pontua a diretora de Hemoterapia do Hemope, Anna Fausta. Homens podem doar sangue a cada três meses e mulheres a cada quatro meses.

O Hemope, centro de referência nacional em hematologia e hemoterapia, fornece hemocomponentes para os hospitais das redes pública e privada, garantindo o atendimento aos pacientes que estão com sangramentos, em tratamento quimioterápico e para realização de cirurgias e transplantes. O doador pode ir ao Hemope de segunda a sábado, das 7h15 às 18h30, inclusive nos feriados. Também é possível agendar a doação ligando para o 0800-081-1535 (apenas para o período da tarde). Para ser um doador, é preciso que tenha 16 anos completos e no máximo 69 anos. É obrigatória em todas as doações a apresentação de um documento oficial, com foto.

Quanto a recomendação aos hospitais, o Hemope esclarece que, apesar da diminuição na doação de sangue está fornecendo sangue para as cirurgias de urgência e emergência, inclusive as oncológicas, em todas as unidades da rede estadual. É importante que o doador esteja se sentindo bem e que não esteja doente. Se o doador contraiu dengue, zika ou chicungunya ou esteja com qualquer sintoma, é preciso que realize a doação pelo menos 30 dias depois do desaparecimento dos sintomas. Para quem se vacinou contra a gripe, a orientação é aguardar um período de 48h para realizar a doação de sangue. Além do hemocentro do Recife, localizado no bairro do Derby, também há uma unidade de coleta dentro do Hospital da Restauração (HR), que funciona de domingo a sexta-feira. Os interessados podem realizar a doação também em outros municípios pernambucanos nas unidades Caruaru, Garanhuns, Arcoverde, Salgueiro, Petrolina, Ouricuri e Serra Talhada.

Pedro Augusto é jornalista e repórter do Jornal VANGUARDA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *