HMV capacita funcionários sobre a Febre Chikungunya

O Hospital Mestre Vitalino (HMV), em Caruaru, do Governo do Estado e administrado pela Fundação Altino Ventura, iniciou uma série de capacitações com o objetivo de apresentar os sinais e sintomas da Febre Chikungunya e como os profissionais da unidade devem agir com pacientes que, porventura, adquiram a enfermidade. A Febre Chikunguya é uma doença causada pelo vírus do gênero Alphavirus e transmitida pelo mesmo mosquito da dengue, o Aedes aegypti e o Aedes albopictus.

Segundo Ronald Alencar, médico da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar do HMV, devido Caruaru fazer parte do polo de confecções e receber diversas pessoas de outros estados, com destaque para a Bahia, onde está ocorrendo um número considerado de casos, há uma tendência do vírus circular nos municípios da região Agreste.

Os sintomas suspeitos da doença são pacientes com febre de início súbito maior de 38,6 graus e dores fortes nas articulações, não explicada por outras condições, podendo estar associadas às dores de cabeça, dores musculares e erupções cutâneas. “ O caso só é confirmado com a detecção de RNA viral por RT-PCR; detecção de IgM em uma única amostra de soro e o aumento de vezes no título de anticorpos IgG específicos anti-CHIKV.”, explanou Alencar

Não existem vacinas ou remédios específicos para combater a Febre Chikunguya, os sintomas são cuidados com medicação para a febre (paracetamol ou dipirona) e dores articulares (anti inflamatórios), além de repouso absoluto do paciente, que deve beber líquidos em abundância.

Pedro Augusto é jornalista e repórter do Jornal VANGUARDA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *