HMV, realiza mutirão para diagnóstico de microcefalia nesta sexta

A Secretaria Estadual de Saúde (SES) e o Hospital Mestre Vitalino (HMV), localizado em Caruaru, promovem, nesta sexta-feira (15), uma ação para agilizar o diagnóstico de bebês com suspeita de microcefalia. A mobilização terá início às 7h e contará com dez neurologistas que investigarão a rigidez muscular e a resposta a estímulo dos bebês, além de verificar o perímetro encefálico das crianças.

Caso seja detectado algum sinal de malformação craniana, os bebês serão submetidos a exames de ultrassonografia e LCR que recolhe o líquido cefalorraquidiano dos bebês. Todos esses procedimentos serão realizados no próprio hospital. A ação, que se repetirá no dia 29 de abril, na mesma unidade, deve atender cerca de 200 bebês de municípios do Agreste e do Sertão de Pernambuco.

Além dos neurologistas, uma equipe composta por mais de 100 profissionais de diferentes áreas da saúde darão suporte operacional e técnico às ações. Além disso, haverá palestras com assistentes sociais e advogados que mostrarão quais os benefícios garantidos na lei para as mães que tiveram seus filhos com a doença confirmada.

Essa é mais uma etapa da mobilização, que também já ocorreu no Recife. Nos dias 01 e 08 de abril, a AACD recebeu 303 bebês com suspeita de microcefalia. Desse total, 28 tiveram o diagnóstico de microcefalia confirmado e 266 foram descartados. Nove casos permanecem em investigação. A expectativa é que o município de Petrolina, no Sertão do Estado, também recebe a ação no mês de maio.

Dados – De 1º de agosto de 2015 até o dia 09 de abril de 2016, 1.849 casos de microcefalia foram notificados em Pernambuco. Desse total, 761 (41%) casos atendem aos parâmetros da Organização Mundial de Saúde (OMS) para microcefalia. Ao todo, 312 crianças têm os diagnósticos confirmados para a microcefalia e 664 descartados.

Natural do Rio de Janeiro, é jornalista formado pela Favip. Desde 1990 é repórter do Jornal VANGUARDA, onde atua na editoria de política. Já foi correspondente do Jornal do Commercio, Jornal do Brasil, Folha de S. Paulo e Portal Terra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *