Hospital Regional do Agreste comemora 21 anos de inauguração

No próximo dia 4 de dezembro, o Hospital Regional do Agreste Dr. Waldemiro Ferreira completa 21 anos. E para comemorar a data, será realizada uma cerimônia festiva, a partir das 9h, com homenagens, bênção ecumênica, entrega dos novos kits de enxovais para pacientes, acompanhantes e equipe, além do corte do bolo.

História

A história da unidade começou em 14 de julho de 1976, quando foi construído um prédio comercial pertencente à Cooperativa de Melhoramentos de Caruaru Ltda, em área de 59 mil metros quadrados. O intuito era abrigar um hotel, o que não ocorreu. Em 1985, o imóvel foi revertido ao patrimônio do município de Caruaru, e em 1994, houve a fundação do hospital, mas sem previsão de funcionamento.

O nome Hospital Regional do Agreste Dr. Waldemiro Ferreira foi dado pelo então governador Miguel Arraes de Alencar, em homenagem ao médico Waldemiro Balbino Ferreira, que exerceu suas atividades por mais de quatro décadas em Caruaru, guiado por notável espírito humanístico. Waldemiro faleceu aos 70 anos, em 1975. No dia 4 de dezembro de 1997 o hospital foi reinaugurado, e passou a funcionar definitivamente.

O Hospital
O Hospital Regional do Agreste é voltado para o atendimento de emergência, sendo referência em trauma de alta complexidade. A unidade atende à população da macrorregional Caruaru, que abrange 87 municípios das microrregiões de saúde de Caruaru, Garanhuns, Arcoverde, Afogados da Ingazeira e Serra Talhada. Atualmente, são 190 leitos, sendo 18 de UTI adulto. Além do atendimento médico por especialidades e um corpo clínico formado por cirurgiões gerais, traumato-ortopedistas, cirurgiões bucomaxilofaciais e cirurgiões vasculares, o HRA dispõe de clínica médica, trauma em pediatria cirúrgica, oncologia clínica e cirúrgica, odontologia e neurologia.

No primeiro semestre de 2018, foram realizados cerca de 50 mil atendimentos no HRA, entre cirurgias, procedimentos ambulatoriais e de emergência. Deste total, uma média de 6 mil procedimentos foram ligados à ortopedia, área com maior demanda devido aos altos números de acidentados de transporte terrestre, especialmente, motociclistas.

Recentemente, o hospital ficou em 9º lugar no ranking dos serviços que mais realizaram cirurgias de face em 2017 no país. Os dados foram do Ministério da Saúde, por meio do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DataSUS) referente aos procedimentos cirúrgicos realizados em todo o ano passado. Ao todo, 452 hospitais realizaram este tipo de procedimento no ano passado.

Pedro Augusto é jornalista e repórter do Jornal VANGUARDA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *