Hospital Unimed Caruaru realiza sua primeira cirurgia cardíaca

Com a recente inauguração da Unidade de Cuidados Intensivos Cardiológicos, agora o Hospital Unimed Caruaru está melhor preparado para receber casos mais complexos envolvendo a cardiologia. O primeiro deles aconteceu na última segunda-feira, dia 19 de fevereiro, onde foi realizada uma cirurgia de troca de válvula cardíaca.

Esse procedimento é realizado em pacientes que apresentam valvulopatia, enfermidade que atrapalha o fluxo normal de sangue através do coração. A cirurgia foi realizada pelos cirurgiões Dr. Cristiano Bernardo e Dr.Igor Silva.

“Os investimentos realizados em infraestrutura e na compra de materiais cirúrgicos nos deram plenas condições de realizar a cirurgia de forma segura”, explica Dr. Igor Silva.
O procedimento durou pouco mais de 3 horas. “Ocorreu tudo conforme o esperado. A operação foi um sucesso e estamos muito felizes com o resultado”, relata Dr. Cristiano Bernardo.
Infraestrutura

A cooperativa realizou grandes investimentos nos últimos meses na área de cardiologia. Em novembro de 2017 foi inaugurado o Centro de Hemodinâmica, dando ao hospital também a capacidade de realizar procedimentos neurológicos e vasculares.

O estudo hemodinâmico é um método diagnóstico e terapêutico que utiliza técnicas para obtenção de dados funcionais e anatômicos das várias cardiopatias. Um dos procedimentos que poderá ser realizado no centro de hemodinâmica é o cateterismo, que permite a visualização radiológica das cavidades cardíacas e grandes vasos, obtenção de curvas de pressão para avaliação de gradientes e eventos que fazem parte do ciclo cardíaco, colheita de amostras de sangue para saturações e cálculo do débito cardíaco.

A Unidade de Cuidados Intensivos em Cardiologia era o passo que faltava para que a unidade estivesse totalmente capacitada para realização de procedimentos cardiológicos. São seis leitos equipados e preparados para receber e cuidar da melhor forma dos pacientes. É mais cuidado e mais compromisso, com a garantia de uma medicina ética, humanizada e de qualidade.

Pedro Augusto é jornalista e repórter do Jornal VANGUARDA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *