Hotel caruaruense é o primeiro a utilizar energia solar

A partir da inauguração do Citi Hotel Premium, Caruaru passou a ter o primeiro hotel com utilização de energia renovável. O empreendimento conta com um sistema de reaproveitamento de água e uma usina de energia solar. A iniciativa, além de contribuir com o meio ambiente, gera uma economia considerável nas despesas mensais do hotel.

A usina solar, desenvolvida pela empresa caruaruense Evoluz Engenharia, é composta por 20 placas fotovoltaicas que têm uma potência de 5,2 kW. Com isso, é possível ter um suporte no percentual de energia que é consumida mensalmente. A usina gera créditos e, a partir daí, a empresa deixa de comprar uma parte da energia que seria fornecida pela concessionária local. A água utilizada pelo hotel também é aquecida por um sistema de captação de energia solar.

Para otimizar o abastecimento de água, também foi implantado um sistema de reuso, que capta o líquido que vem das chuvas, dos aparelhos de ar-condicionado, além da água que é descartada na limpeza da piscina. Com isso, toda a parte de hidratação da jardinagem é feita a partir do que é recolhido. A economia, nesse caso, é de 20% da fatura.

Colocar em prática os conceitos sustentáveis foi possível a partir de um financiamento do Banco do Nordeste, que custeou 90% do projeto geral. De acordo com o empresário André Melo Gomes, é importante que as empresas também pensem nessas políticas sustentáveis. “Precisamos estar cientes de que estamos utilizando o meio ambiente, então, preservá-lo é a melhor das alternativas. Hoje, temos mais facilidade de utilizar energias renováveis e isso garante mais sustentabilidade ao próprio empreendimento”, afirmou.

Pedro Augusto é jornalista e repórter do Jornal VANGUARDA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *