Ilumina já vem proporcionando uma nova realidade a Caruaru

Pedro Augusto

Para quem chegou ao ponto de duvidar que o problema pudesse ser resolvido, o Ilumina Caruaru se encontra em fase de expansão contemplando comunidades das zonas urbana e rural. Após a implantação desse projeto, que foi posto em prática pela PMC há dois anos, a escuridão que vinha perdurando já há um bom tempo nas praças, ruas, avenidas e loteamentos da cidade foi, está e ainda será substituída por um moderno e eficaz sistema de lâmpadas de LED. Em entrevista esta semana ao VANGUARDA, o titular da Secretaria Municipal de Serviços Públicos, Ytalo Farias, destacou o desempenho do Ilumina, que já vem proporcionando uma nova realidade para a Capital do Agreste.

De acordo com os números apresentados pelo secretário, quase oito mil lâmpadas de LED deverão ser instaladas até o término deste ano. “Para os leitores terem uma noção de como o Ilumina Caruaru tem avançado, no início de 2017, quando Raquel Lyra assumiu o Governo Municipal, o parque de iluminação pública da cidade encontrava-se com 30% de defasagem, ou seja, necessitando urgente de manutenção, com os postes, em sua maioria, todos apagados. Viabilizamos o Ilumina, que, logo de início, voltou as suas atenções para sanar os poucos mais de 10 mil pontos de iluminação que estavam totalmente apagados”, afirmou.

“Resolvida essa primeira demanda urgente, o Ilumina tratou de expandir a sua atuação com a contemplação de novos locais, inclusive, alguns deles nem sequer possuíam sistema de iluminação. Passados esses poucos mais de dois anos de projeto, a Prefeitura, através da Secretaria de Serviços Públicos, já instalou mais de quatro mil luminárias de LED, com a projeção de chegar até as oito mil no fim de 2019. Vale ressaltar que a gestão Raquel Lyra não possui qualquer distinção em relação às zonas urbana e rural, ou seja, toda área territorial do município está sendo contemplada”, acrescentou Ytalo.

Segundo também dados repassados pela PMC, atualmente, o parque de iluminação pública de Caruaru é composto por 35 mil pontos. De acordo com o secretário, ainda há muito o que se fazer em relação ao Ilumina Caruaru, mas a cidade encontra-se no caminho certo. “Até dezembro, queremos chegar à marca de 20% do parque com lâmpadas de LED, o que será um avanço enorme, haja vista que assumimos o mesmo com 30% de defasagem! Muitas comunidades ainda serão contempladas com esse projeto que já vem contribuindo para com uma melhor qualidade de vida, propiciando também mais segurança a toda população”, destacou.

Desde a sua implantação, o Ilumina vem sendo posto em prática em áreas territoriais, por exemplo, onde há uma maior incidência de crimes, bem como no percurso dos ônibus. Neste momento, o programa de iluminação pública de Caruaru está em uma nova etapa. “Chegamos à fase: ‘todo bairro com LED’. Os primeiros a serem beneficiados foram o Adalgisa Nunes, o Cidade Alta e o Agamenon. As novas luminárias estão sendo instaladas não só nas avenidas e ruas principais, mas também nas secundárias, atendendo a toda comunidade. Ao todo, 480 lâmpadas farão parte dos novos sistemas de iluminação desses bairros”, disse o secretário.

Além de deixar a tremenda escuridão que vinha perdurando no passado, as lâmpadas de LED também proporcionam outros benefícios, conforme ressaltou Ytalo Farias. “Na medida em que fazemos a substituição por este tipo de lâmpada, os ‘braços’ daqueles postes de luminárias normais acabam sendo instalados em outros locais, que jamais tinham visto o que era iluminação. Ou seja, o Ilumina não só tem servido para se aplicar o sistema LED, mas também tem garantido luz onde a escuridão tomava conta no período da noite. Para se ter ideia, somente na zona rural a gestão Raquel Lyra já foi responsável pela implantação de três mil novos pontos, o que é excelente!”, complementou Ytalo.

Demandas referentes ao Ilumina Caruaru podem ser repassadas pelo telefone (81) 3701-1455. A Prefeitura também disponibiliza o aplicativo para android: Mobiliza Caruaru.

Pedro Augusto é jornalista e repórter do Jornal VANGUARDA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *