Inscritos no CNH Popular já podem fazer consulta

As 235 mil pessoas que se inscreveram na edição 2015 do Programa Popular de Formação de Condutores -, o CNH Popular – já podem consultar se estão entre os 18 mil selecionados para receber o benefício, concedido pela Secretaria das Cidades, por meio do Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco, o Detran-PE. A consulta deve ser feita por meio do site www.detran.pe.gov.br. Basta o cidadão preencher um formulário eletrônico, informando o CPF, a data de nascimento e o número de inscrição. Quem se esqueceu desse número pode obtê-lo, informando o CPF e a data de nascimento em outro formulário também disponível no site do Detran.

O Diretor Presidente do Detran-PE, Charles Ribeiro, destaca que que a seleção dos candidatos do Programa Carteira de Habilitação Popular (CNH Popular) é feita com base num ranking classificatório definido de maneira totalmente informatizada: isso com base nos critérios de desempate elencados por meio da Portaria 954/2009 do Detran-PE.

Consulta 

Ao efetuar a consulta, o candidato saberá sua posição no ranking de classificação e a quantidade de vagas reservadas para o segmento em que se inscreveu. Se a posição no ranking estiver dentro da margem de vagas, isto indica que o candidato foi selecionado. Neste caso, ele deve aguardar até o dia 15 de junho quando o Detran-PE divulgará a lista de convocação dos beneficiados, contendo o ponto de atendimento ao qual deverão se dirigir com os documentos necessários para fazer a confirmação dos dados informados no ato da inscrição. “Outra opção que facilita a vida dos selecionados é a de, a partir do dia 15, agendar, no site do Detran, o melhor dia, hora e ponto de atendimento, para fazer sua confirmação de dados”, recomenda Ribeiro.

Se o candidato não tiver como comprovar as informações prestadas, durante a inscrição no CNH Popular, será desclassificado. Com isso, a vaga será remanejada para outro dos candidatos classificados.

O CNH Popular contempla oito diferentes segmentos, a exemplo de trabalhadores de baixa renda, trabalhadores desempregados, alunos da rede pública e com bom desempenho escolar, além de beneficiários de programas assistenciais como o Chapéu de Palha e o Bolsa Família. A seleção dos candidatos pertencentes aos segmentos de socioeducandos da Funase e de egressos do sistema penitenciário é feita por estas instituições. Por isso, o calendário de convocação desses segmentos é diferenciado.

Pedro Augusto é jornalista e repórter do Jornal VANGUARDA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *