IV Geres: Secretários de Saúde incentivam doação de sangue‏

Os secretários de Saúde dos 32 municípios que compõem a IV Gerência Regional de Saúde (Geres), com sede em Caruaru, participam, nesta terça-feira (14), de uma mobilização para incentivar a doação de sangue. A ação, promovida pela IV Gerência Regional de Saúde (Geres) em parceria com a Fundação Hemope de Caruaru, terá início às 8h, na sede da Geres, localizada na Rua Estilac Leal, S/N – Salgado.

No local, o Hemope de Caruaru montará uma infraestrutura específica para captar sangue dos secretários e servidores presentes. “A nossa expectativa é que todos os secretários possam doar, assim como os servidores da Geres. Nas últimas semanas, temos realizado uma série de palestras sobre a importância desse ato que pode salvar vidas”, comentou o gerente da IV Regional de Saúde, Djair Ferreira. A expectativa é captar, no total, cerca de 80 bolsas de sangue.

Entre os maiores hemocentros do Estado, o Hemope de Caruaru atende 61 unidades hospitalares da IV Regional, além de algumas Geres mais próximas. Por mês, a unidade libera mais de 2,5 mil bolsas de sangue para transfusões. “Uma ação como essa será fundamental para incentivar a doação e nos ajudar a atingir a meta da nossa campanha junina deste ano, que é aumentar o nosso estoque em 15%”, afirmou o gerente de interiorização da Fundação Hemope, Carlos Costa.

Entre os doadores do dia, a secretária de Saúde de Caruaru, Maria Aparecida de Souza, lembra a importância de incentivar a doação de sangue. “Todos precisam ter a compreensão e a consciência de que doar sangue não é apenas um ato de solidariedade, mas também de responsabilidade social, por isso, nosso exemplo é fundamental”, justificou Aparecida. Principal município da Região, Caruaru concentra as unidades de saúde que mais utilizam bolsas de sangue do Hemocentro de Caruaru, como o Hospital Regional do Agreste (HRA) e o Hospital Mestre Vitalino.

Após a doação, os secretários participarão de uma reunião da Comissão Intergestores Regionais (CIR), que discutirá, entre os temas, a importância do papel dos gestores para ampliar os estoques de sangue para o Hemope. “Vamos discutir estratégias para fortalecer a participação dos municípios no nesse trabalho, estreitando o contato entre os gestores municipais e Hemope, por meio, principalmente, do projeto Parceiro Solidário, no qual os municípios fazem a captação dos doadores e façam a marcação da doação”, finalizou Djair.

Natural do Rio de Janeiro, é jornalista formado pela Favip. Desde 1990 é repórter do Jornal VANGUARDA, onde atua na editoria de política. Já foi correspondente do Jornal do Commercio, Jornal do Brasil, Folha de S. Paulo e Portal Terra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *