João Paulo: Juventude sempre foi prioridade

Os investimentos e o compromisso de João Paulo Lima com a qualidade de vida dos mais jovens durante suas duas gestões como prefeito garantiram a ele o título de Prefeito Amigo da Criança, concedido pela Fundação Abrinq. Na noite desta segunda-feira (26), em evento na sede do comitê da campanha, na Boa Vista, o candidato à Prefeitura do Recife reafirmou seu comprometimento com o programa e as políticas municipais voltadas para o segmento.

Na Roda de Diálogo da Criança e do Adolescente – que contou com a adesão de integrantes e representantes de instituições atuantes na área que apoiam a candidatura do petista –, João Paulo também assinou um termo assegurando que, se eleito, vai elaborar, implementar e acompanhar o Plano Municipal Pela Primeira Infância. A iniciativa determina que as crianças com até seis anos de vida recebam a atenção e o cuidado necessários ao seu desenvolvimento pleno e que tenham todos os seus direitos respeitados.

“Crianças e adolescentes sempre foram prioridade para a nossa gestão, que adotou uma política de governo transversal e integrada, envolvendo secretarias como as de Assistência Social, Saúde e Educação. Infelizmente, o atual prefeito abandonou o que construímos. Por onde andamos, encontramos escolas e creches sem funcionamento adequado, com máquinas de lavar roupa quebradas por mais de ano, sem disponibilizar fraldas descartáveis e com merenda de péssima qualidade. Por isso, entre as nossas pretensões futuras para a Prefeitura do Recife estão ações como a recuperação de equipamentos e a restruturação do Conselho Municipal”, comentou João Paulo.

Durante o encontro, membros de entidades da área sugeriram propostas para o plano de governo do candidato, reivindicaram melhorias e denunciaram o desmonte da rede de assistência e acolhida a crianças e adolescentes vivenciado na gestão Geraldo Júlio. Foi o caso do conselheiro tutelar André Macaxeira. “Estamos trabalhando em condições precárias numa sede que não tem telefone nem acesso à internet e com a redução da quantidade de casas de assistência, que passaram de sete na gestão petista para as atuais quatro”, ressaltou.

Moradora de Brasília Teimosa, a estudante Júlia Leônidas, de 13 anos, pediu mais atenção para as crianças e adolescentes. “Estudo em colégio particular, mas sei que as escolas públicas precisam de mais cuidados, professores, fardamento e alimentação. Também queremos mais segurança, postos de saúde com médicos e remédios e ruas sem buraco”, disse.

O candidato a vice-prefeito na chapa com João Paulo, Silvio Costa Filho, defendeu investimentos contínuos na atenção e assistência às crianças e adolescentes. Nesse caso, sua formação acadêmica como pedagogo deverá ser um grande diferencial. “A Unesco aponta que o Nordeste brasileiro e as suas capitais possuem a pior qualidade de vida para o segmento, com indicadores sociais que deixam a desejar”, comentou. “Criança com baixo desempenho estudantil pode ser resultado de um problema de família onde não haja diálogo nem participação de pais e responsáveis na vida escolar, justamente onde tem início a construção da cidadania. Na nossa gestão, os mais jovens voltarão a ser prioridade, afinal, cuidar das pessoas é um dos nossos principais compromissos com a sociedade”, completou.

Natural do Rio de Janeiro, é jornalista formado pela Favip. Desde 1990 é repórter do Jornal VANGUARDA, onde atua na editoria de política. Já foi correspondente do Jornal do Commercio, Jornal do Brasil, Folha de S. Paulo e Portal Terra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *