Oficinas técnicas do Plano Diretor de Gravatá acontecem esta semana

A Revisão do Plano Diretor de Gravatá, executada pela empresa Engeconsult, chega a sua última etapa. Após apresentar o diagnóstico, por meio de coleta de dados e reuniões técnicas temáticas, as oficinas técnicas marcam a etapa final do projeto que contará com uma audiência pública a ser realizada no dia 14 de outubro, na Câmara Municipal. A realização de oficinas temáticas para tratar quatro eixos acontecem até a próxima quinta-feira (29), no auditório da Secretaria Municipal de Educação, localizada na Rua Dr. Régis Velho, 156, Cruzeiro.

Na manhã da segunda-feira (26), o gestor de Gravatá, Mário Cavalcanti, e o secretariado municipal participaram da oficina que, na ocasião, foi ministrada pelos consultores da Engeconsult, Francisco Lopes, Patrícia Monteiro e Milton Botler.

As oficinas são realizadas com os seguintes segmentos: Secretarias da Prefeitura de Gravatá, Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (CONDEMA), Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Gravatá (STR) e representantes da Zona Rural, Rede Hoteleira, Turismo, Cultura e Lazer, Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (CREA) e Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU) e representantes da Construção Civil.

O gestor de Gravatá, Mario Cavalcanti, fez questão de participar junto do secretariado municipal do primeiro dia das oficinas temáticas. “Para evitar que o município fique mais desorganizado é necessário revisar e seguir com um plano que possa dirigir a cidade. Desta forma, garantimos a sustentabilidade e mantemos o clima e atrativos que compõe o município. Temos a certeza que a população também irá contribuir fiscalizando e identificando pontos de melhoria”, destacou.

Milton Botler, arquiteto e consultor da Engenconsult, explicou como serão as discussões nas oficinas. “Nosso objetivo é discutir a revisão do Plano Diretor de Gravatá. Nós organizamos em quatro eixos temáticos nos quais iremos tratar do clima, vegetação, meio ambiente como um todo e, também, iremos abordar as questões de mobilidade. Para finalizar, vamos tratar a gestão e o fortalecimento institucional”, explicou.

Confira o cronograma das oficinas temáticas:

26/09 – 09h – Secretarias da Prefeitura de Gravatá

27/09 – 09h – Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (CONDEMA)

28/09 – 09h – Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Gravatá / Representantes da Zona Rural

28/09 – 14h – Rede Hoteleira, Turismo, Cultura e Lazer

29/09 – 09h – CREA / CAU e convidados / Construção Civil

Após as oficinas, no dia 14 de outubro será realizada uma audiência pública aberta à população, com o poder legislativo, na Câmara Municipal. Em seguida, o Projeto de Lei será encaminhado para aprovação.

Natural do Rio de Janeiro, é jornalista formado pela Favip. Desde 1990 é repórter do Jornal VANGUARDA, onde atua na editoria de política. Já foi correspondente do Jornal do Commercio, Jornal do Brasil, Folha de S. Paulo e Portal Terra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *