Juizado do Forró auxilia na solução de conflitos durante festejos juninos

Pela 7ª vez o Juizado do Forró está presente no São João de Caruaru. Para facilitar o acesso da população aos serviços durante a festa, o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) instalou uma unidade de atendimento no Centro De Operação Integradas (COI), que funciona no Pavilhão do Espaço Cultural Tancredo Neves (Fundação de Cultura). O objetivo do Juizado é proporcionar tranquilidade para quem vier dançar forró e curtir a festa em Caruaru.

A unidade funcionará em regime de plantão nos dias 13, 20, 23, 27, 28 e 29 de junho, das 22h às 2h. O Juizado possui competência cível e criminal e atende casos de menor potencial ofensivo, cujas detenções podem chegar a até dois anos. “A instalação do juizado deixa sempre a população mais tranquila diante dos conflitos que vez ou outra podem vir a surgir na festa”, afirma o juiz Marupiraja Ramos, coordenador do Juizado.

A iniciativa é uma parceria entre o TJPE, Ministério Público de Pernambuco, Defensoria Pública, Secretaria de Defesa Social do Estado, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) – Seccional Caruaru, Prefeitura de Caruaru e Associação Caruaruense de Ensino Superior (Asces). Sete servidores plantonistas irão auxiliar o magistrado. Os estudantes de Direito da Asces atuam como voluntários nas audiências.

Em 2014, foram registrados 96 atendimentos por motivo de furto, roubos, apreensões de arma de fogo, agressões com arma branca, desacatos e resistências à prisão, e posse de substâncias entorpecentes.

Pedro Augusto é jornalista e repórter do Jornal VANGUARDA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *