Lançamento do São João de Caruaru 2019 celebra a cultura local

A noite de ontem, 30 de abril, foi de festa no Alto do Moura, em Caruaru/PE. O berço do artesanato em barro sediou o lançamento da programação do São João de Caruaru 2019. Às 19h em ponto a festa foi iniciada com forró, balões, barracas de comidas típicas, luzes e toda a magia da festa junina. Artistas regionais, entre eles Erisson Porto e a Banda de Pífanos Zé do Estado, subiram no palco montado na Praça do Artesão e deram uma palhinha do que será a festa, este ano com 24 polos e mais de 400 atrações artísticas e culturais.

Na festa foram anunciados os nomes dos homenageados do São João de Caruaru 2019: Sebastião Biano, único integrante vivo da original Banda de Pífanos de Caruaru; Marlene do Forró, artista caruaruense com quase 20 anos de carreira e dedicação a música nordestina; Marrone do Palhoção, criador de um palhoção conhecido por trazer grandes nomes do forró para Caruaru; Severino Vitalino (in memorian), artesão e filho do Mestre Vitalino e Fogueteiro Manoel Mamoca (in memorian), caruaruense conhecido pelo espetáculo pirotécnico que realizava no réveillon.

Entre as atrações anunciadas destacam-se nomes como Elba Ramalho, Gabriel Diniz, Xandy Avião e Bruno e Marrone. O Dia dos Namorados será embalado por Marília Mendonça e Petrúcio Amorim, enquanto a animação da véspera de São João ficará por conta do cantor Azulão e da dupla Matheus e Kauan, entre outros.

A prefeita Raquel Lyra esteve presente, acompanhada do vice Rodrigo Pinheiro e do presidente da Fundação de Cultura e Turismo, Rubens Júnior, e subiu ao palco para entregar as placas dos homenageados para seus respectivos familiares e representantes, além de destacar a felicidade em realizar a festa de lançamento do São João no Alto do Moura. “Este formato de lançamento foi adotado para expressar toda a riqueza cultural que a gente tem. No primeiro ano fizemos em Pau Santo, depois na Três de Maio e hoje estamos aqui. Nenhum outro lugar tem um Alto do Moura para chamar de seu, nem a expressão cultural do barro, como encontramos aqui. Este bairro está no coração de cada um que ama nossa cidade, devido a sua história.”, ressaltou Raquel.

O evento contou com a presença do ex-governador João Lyra Neto, do Deputado Federal Daniel Coelho e da Deputada Estadual Priscila Krause, além do comparecimento abundante da imprensa local.

Bacamarteiros e quadrilhas juninas fizeram parte da festa, onde foram apresentados trechos do premiado espetáculo “Auto das 7 Luas de Barro”, que conta e canta a vida e obra do caruaruense Mestre Vitalino, pai de Severino Vitalino, um dos homenageados do São João deste ano. Foi divulgada também a data e o local do primeiro São João na Roça: dia 18 de maio, na Vila de Itaúna, sendo esta uma parte das comemorações do Aniversário de Caruaru, que acontece no mesmo dia.

Pedro Augusto é jornalista e repórter do Jornal VANGUARDA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *