Larvicida capaz de eliminar Aedes será vendido pelo Bompreço

O primeiro larvicida biológico do Brasil para uso doméstico, aprovado pela Anvisa, chegará aos supermercados Bompreço e Hiper, da rede Walmart nesta semana. Produto desenvolvido para uso doméstico elimina a larva do Aedes Aegypti em até 24h. A Indústria de Biotecnologia e Nanotecnologia Neovech, do Grupo FK Biotecnologia, fechou parceria para distribuição em lojas do Nordeste e Suldeste.

Segundo Jeancarlo Costa, gerente comercial da Neovech, “O foco neste primeiro momento será atender os estados mais atingidos pelo surto de Zika vírus e depois seguir para as demais praças,”. O produto chegará aos consumidores pelo valor de R$ 39,90.

O Biovech é resultado de 10 anos de estudos e pesquisas. A tecnologia elimina os focos do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da Dengue, Febre Zika e Chikungunya. “É um forte aliado à saúde pública do país,” avalia o Prof. Fernando Kreutz, presidente do Grupo FK-Biotecnologia – Holding de pesquisa, desenvolvimento e inovação, que atua nas áreas de biotecnologia e nanotecnologia. Ele destaca ainda a ação profilática do produto. “Ou seja, pode ser utilizado em todos os locais de risco como forma de prevenção ao mosquito.”

Sua fórmula é produzida utilizando a bactéria Bacillus thuringiensis, variedade israelenses (BTI), que contém os cristais da proteína Cry. Uma vez ingeridos pela larva do mosquito, os cristais provocam a sua morte, evitando que ela se torne um mosquito adulto transmissor de doenças. “Ao aplicar o produto nas áreas de risco, a larva ingere essa proteína e morre,” explica a Doutora em Biotecnologia, Ana Letícia Vanz, coordenadora do Projeto Biovech. A tecnologia mata a larva dos mosquitos em até 24h.

O Biovech é biológico e não agride o meio ambiente. Tem a vantagem de matar as larvas do mosquito sem deixar qualquer tipo de resíduo tóxico, sendo inofensivo a seres humanos, animais domésticos, aves, peixes e plantas.

A fórmula pode ser usada diretamente pelas famílias, no uso doméstico, auxiliando na eliminação dos focos do mosquito e contribuindo para reduzir a contaminação pelos vírus Zika, a Dengue e Chikungunya, doenças graves que tem gerado grandes preocupações a todos, principalmente, às gestantes de todo o país.

Pedro Augusto é jornalista e repórter do Jornal VANGUARDA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *