Limpeza do Rio Ipojuca é reforçada

unnamed (7)

As ações de limpeza em Caruaru continuam a todo vapor. Dessa vez, a Secretaria de Gestão e Serviços Públicos, através do Departamento de Limpeza, realiza uma grande intervenção nos córregos e canais do município, como também no Rio Ipojuca. Cerca de 40 trabalhadores realizam o serviço, que vai desde o recolhimento de lixo depositado irregularmente pela população até a remoção das baronesas e o alargamento do leito. Devido às constantes chuvas, as ações de limpeza foram reforçadas com o intuito de evitar possíveis alagamentos resultantes de entulhos despejados nos trechos, além de combater a proliferação de muriçocas e insetos.

As equipes desempenham atividades manuais e operacionais. O canal dos Mocós, que corta os bairros Caiucá, João Mota, Boa Vista II, Panorama e Afonsinho, tem recebido a limpeza por meio de máquinas PCs, que removem as baronesas e aumentam as margens do riacho. Equipes com retroescavadeiras concentram suas atividades no canal do Salgado, retirando os entulhos depositados no leito e a vegetação existente. O lixo também vem sendo removido manualmente do canal do Salgado. Da mesma forma, máquinas PCs realizam o serviço no canal do Kennedy, beneficiando os moradores do bairro Kennedy, vila Kennedy, José Carlos de Oliveira e Maria Auxiliadora.

Extensões do Rio Ipojuca também recebem os serviços manuais desempenhados pelas equipes. Trechos que passam pelos bairros Rendeiras, São Francisco, Indianópolis e Nossa Senhora das Dores estão sendo limpos e pulverizados com larvicida biológico, no intuito de combater o aumento das muriçocas. Em média, 13 bairros da cidade são beneficiados com as intensas ações de limpeza.

Para que os efeitos sejam duradouros, a população precisa colaborar. Ser consciente de que não se pode descartar lixo e entulhos em canais e rio é o primeiro passo. Fazer o descarte do lixo domiciliar nos dias correspondentes à coleta em cada bairro também é importante, pois previne que as chuvas arrastem os resíduos para os córregos. “Nós entendemos a responsabilidade de realizar uma constante manutenção do Rio Ipojuca e canais da cidade, mas a população tem papel indispensável nessa ação. Medidas simples contribuem para manter uma cidade limpa e ordenada”, adverte o diretor de Limpeza Urbana, Maurício Silva.

Pedro Augusto é jornalista e repórter do Jornal VANGUARDA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *