Lojas se mostram otimistas mesmo com a crise

Pedro Augusto

O forró e o arrasta-pé já vêm predominando nas caixas de som. As vitrines e as prateleiras já se encontram enfeitadas realçando aos caruaruenses que uma das melhoras épocas do ano está muito próxima de chegar. A exatamente uma semana do início do Maior e Melhor São João do Mundo, o comércio de Caruaru já começou a observar, ao menos que devagarzinho, o bom retorno financeiro que o evento costuma proporcionar seja em período de crise ou não. Na contramão do retrospecto negativo contabilizado nos cinco primeiro meses deste ano e indo de encontro à morosidade da Prefeitura que tardou para entrar no clima de festa, as lojas do centro da cidade já vêm computando um aumento satisfatório no fluxo de consumidores direcionado tanto para a pesquisa como para a própria compra de produtos.

Especializada na comercialização de tecidos e aviamentos, a Avil é uma das lojas que tem sido bastante visitada neste intervalo. De acordo com a sua gerente de vendas, Mauricéa Tabosa, a alta na demanda por produtos voltados para os festejos juninos vem sendo observada desde o final de abril. “O São João é um evento característico de Caruaru, sendo assim, mesmo com esse negócio de crise, os consumidores não vão deixar de decorar as suas casas nem tampouco de renovarem os seus trajes matutos. Quem investiu em novidades para a época, conforme ocorreu com a Avil, já está vendendo bem e a expectativa é de faturar ainda mais com o início da programação. Pelo o que estamos observando, deveremos superar o volume de vendas que foi contabilizado no mesmo período do ano passado”.

Nas lojas onde não há só à venda, mas o aluguel de produtos voltados para o São João, a demanda pelas novidades também já vem aumentando. Este é o caso da Graça Noivas e Noivos. “Por causa da crise, o comércio local esteve bastante parado nos últimos meses, mas estamos aproveitando a chegada do São João para justamente colocarmos esse mau desempenho para trás. Nossa vitrine já se encontra com várias opções em termos de vestidos matutos e a procura já tem sido satisfatória. Já que contamos com um leque de produtos que atende tanto a demanda feminina como a masculina apostamos num faturamento considerável no próximo mês”, avaliou a gerente comercial, Diana Dias.

Embora não esteja esperando crescimento nas vendas no comparativo com o mesmo intervalo de 2015, a Sapataria Muniz também tem notado o acréscimo no fluxo de consumidores. “Se de janeiro a maio deste ano não contabilizamos aumento, em contrapartida, não computamos queda nas vendas em relação aos cinco primeiro meses do ano passado. Seguindo a esta tendência esperamos ao menos igualar com o faturamento que foi registrado no período junino de 2015. O último Dia das Mães já movimentou muito a nossa loja e a expectativa é de que o próximo Dia dos Namorados também seja bastante lucrativo”, destacou o gerente de vendas, Demilton Holanda.

No intuito de obter uma visão mais ampla do provável desempenho do comércio local durante o São João 2016, a reportagem VANGUARDA ouviu as projeções de duas entidades ligadas ao setor. De acordo com o presidente do Sindloja, Marcílio Sales, a expectativa é de que haja um crescimento nas vendas de 5% ante o mesmo período do ano passado. “É sabido que os festejos juninos movimentam bastante a nossa economia e, apesar dessa crise, estamos mantendo o otimismo. Afinal, muitos consumidores que deixaram de comprar nos primeiros cinco primeiros meses deste ano, agora, terão de ir às compras para participar do evento”, comentou.

“Consultando alguns empresários do setor, eles informaram que se ao menos conseguirem igualar com o faturamento que foi computado em 2015 já estará de bom tamanho”, acrescentou o presidente da CDL de Caruaru, Márcio Porto.

Pedro Augusto é jornalista e repórter do Jornal VANGUARDA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *