Manoel Afonso passa por qualificação e abriga Unidade de Saúde da Família

Desde a última segunda (26), a comunidade do bairro Maria Auxiliadora passou a contar com um novo e importante serviço. O Hospital Manoel Afonso, que é uma unidade de porta aberta, e atende demandas de clínica médica, psiquiatria e pediatria 24h, agregou ao seu perfil a Unidade de Saúde da Família – USF. A decisão de adicionar esse serviço veio após diversas discussões junto a comunidade, uma vez que foi identificado que 90% dos atendimentos eram de demanda ambulatorial, já que havia uma deficiência assistencial na área do hospital. O Manoel Afonso passou por uma qualificação e reestruturação e, assim, tornou-se possível a oferta de saúde e prevenção de doenças nesta comunidade por intermédio da USF.

Antes o bairro não tinha cobertura de USF e a população precisava se deslocar para o Centro de Saúde Boa Vista ou a Unidade de Saúde da Família da Vila Kennedy, isso significa dizer que o acolhimento está sendo ampliado e que esta é a abertura de um novo serviço para a comunidade do Maria Auxiliadora. A expectativa é que 10 mil usuários sejam beneficiados diretamente.

As comunidades do entorno do Maria Auxiliadora, tais como: Novo Mundo, José Carlos de Oliveira, Demóstenes Veras, Vila Padre Inácio e Vila Kennedy já tinham suas unidades de referência, deixando de fora da cobertura a população do Maria Auxiliadora. Agora toda aquela região pode contar com Unidades de Saúde da Família – USF, o que representa uma cobertura de 100%.

“Gostaríamos de explicar que não estamos mudando a característica do Hospital Manoel Afonso. Ele vai continuar com o pronto atendimento simples, sendo hospital de internamento para crianças e adultos, para pessoas com problemas mentais. Nós estamos ampliando a oferta para a comunidade que antes não era assistida pela USF”, comentou a secretária de Saúde, Aparecida Souza.

Serão ofertados os seguintes serviços: consultas de pré-natal, puericultura, coleta de exames, vacinação, consultas direcionadas a portadores de doenças crônicas, acompanhamento mensal de crianças menores de cinco anos e gestantes pelos Agentes Comunitários de Saúde – ACS, além de ações do Núcleo de Apoio à Saúde da Família – NASF. Ao todo, 14 profissionais atuarão na área que também contará com equipe multiprofissional do NASF, que dispõe de educador físico, psicólogo, assistente social, nutricionista e fisioterapeuta.

A USF funcionará no Hospital Manoel Afonso, que fica no bairro Maria Auxiliadora. Os atendimentos ocorrerão sempre das 8h às 12h; das 13h às 17h; e das 17h às 20h. Este último horário é para atender os pacientes que não tem como ir ao médico durante o dia por causa do trabalho. A partir das 20h até às 8h a unidade contará com uma equipe de plantão que acolherá as urgências.

Pedro Augusto é jornalista e repórter do Jornal VANGUARDA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *