Máquinas para agricultura familiar de PE serão entregues nesta quarta-feira

O último lote das máquinas doadas pelo PAC será entregue nesta quarta-feira (18) a representantes de 53 municípios, que integram 122 localidades. Para isso, o secretário estadual de Agricultura e Reforma Agrária, Aldo Santos, e o presidente do IPA (Instituto Agronômico de Pernambuco), Genil Gomes, recebem, às 14h, na sede da instituição, o governador João Lyra (PSB) e o ministro do Desenvolvimento Agrário, Miguel Rosset, além de representantes das prefeituras atendidas.

A ação visa à recuperação de áreas atingidas pela estiagem prolongada no interior de Pernambuco. Ao todo, serão investidos R$ 20,33 milhões na aquisição de 57 máquinas, incluindo 27 motoniveladoras, cinco caminhões-pipa e 25 pás carregadeiras.

Os novos equipamentos deverão ampliar as obras de infraestrutura hídrica de estruturação de estradas vicinais, beneficiando 43 mil famílias de agricultores. Segundo o secretário de Agricultura e Reforma Agrária, Aldo Santos, as entregas foram iniciadas em 2012, contemplando 174 municípios com 770 máquinas.

Também serão entregues 88 motocicletas, um veículo, equipamentos de informática e móveis de escritório. Essa iniciativa visa facilitar o acesso dos agentes de crédito e o atendimento aos agricultores de base familiar. No mesmo dia, pela manhã, será apresentado o conjunto de medidas do Plano Safra 2014/2015 para os produtores agrícolas, no auditório do Banco do Nordeste, em Recife. As ações somam, em todo o país, R$ 24,1 bilhões, com recursos do Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar).

Natural do Rio de Janeiro, é jornalista formado pela Favip. Desde 1990 é repórter do Jornal VANGUARDA, onde atua na editoria de política. Já foi correspondente do Jornal do Commercio, Jornal do Brasil, Folha de S. Paulo e Portal Terra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *