Maratona do forró foi iniciada em Caruaru

São João

A tão esperada noite de abertura do São João de Caruaru finalmente aconteceu. No sábado (30), como de costume, os festejos foram iniciados lá na cidade cenográfica da Estação Ferroviária. O governador Paulo Câmara chegou acompanhado do prefeito José Queiroz, do vice Jorge Gomes, deputados, vereadores e secretários. A comitiva foi saudada por uma quadrilha de pernas de pau e dezenas de pessoas que aguardavam o grupo para dar a largada ao São João 2015.

Em um dos cenários, o governador parou para contemplar o painel em homenagem a Eduardo Campos, uma das estrelas do São João deste ano, ao lado de Manuel Eudócio e Heleno dos Oito Baixos. A comitiva percorreu todos os polos que funcionam na estação e seguiu para o Pátio de Eventos, onde o governador conferiu de perto o Camarote da Acessibilidade. “O São João de Caruaru é uma síntese de toda nossa cultura. Estamos muito felizes em compartilhar essa alegria com o povo do Agreste”, afirmou Paulo Câmara.

Neste momento o Pátio de Eventos já pegava fogo. A Banda de Pífano Zé do Estado deu as boas vindas ao período junino com muita cultura popular. No show teve um pouco de tudo: coco de roda; maracatu; pífano; forró; hinos de Caruaru, Pernambuco e Brasil, tocados no pífano. O show foi um espetáculo à parte e colocou os forrozeiros para dançar.

Durante a noite ainda teve o romantismo de Nando Cordel, que interpretou sucessos de sua carreira. A paraibana Elba Ramalho, além dos hinos do forró, apresentou ao grande público algumas letras novinhas. Como já é praxe, à 0h, pontualmente, a música “Olha pro céu meu amor” recebeu o brilho e som dos fogos de artifício. A noite recebeu o carimbo do sucesso quando a Banda Magníficos subiu ao palco e levantou a massa que há mais de 20 anos curte sucessos, como: Me usa; Carta Branca; Animal faminto; A preferida do Brasil.

Simultâneo as apresentações no pátio, aconteceram apresentações de forró tradicional no Forró do Candeeiro, o reduto dos casais que querem dançar agarradinho. Nos outros polos de animação a festa não foi diferente. Uma sopa cultural pôde ser vista pelos que foram conferir o primeiro dia de festa. O Polo Azulão contemplou o rock e o pop. No Mestre Vitalino teve embolada, declamação, repentista e aquele forró pé-de-serra peculiar de Caruaru. Ainda rolou apresentação de grupos de dança, no Polo das Quadrilhas. Tudo isso na Estação Ferroviária, que ainda contou com a Feira dos Criativos, lá no pavilhão. De acordo com dados da Polícia Militar, mais de 70 mil expectadores estiveram no evento.

Pedro Augusto é jornalista e repórter do Jornal VANGUARDA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *