Marcelo Gomes ressalta importância da reformulação do Pacto Federativo

A necessidade de reformular o Pacto Federativo foi debatida nesta terça-feira (31), pelo vereador Marcelo Gomes (PSB), na Câmara Municipal de Caruaru (PE). Para o parlamentar, é necessário que o governo Federal ceda mais recursos para os Estados e Municípios.

“Os problemas com a economia, gerados pela crise na Petrobras – que já demitiu muito funcionários – são perigosos porque essa crise pode chegar aqui, apesar de nossa cidade ter um crescimento acima do patamar do Estado. É preciso que a União reveja a questão do Pacto Federativo. Não é mais possível que o governo Federal fique com todos os recursos e os municípios com o pires nas mãos. O ônus é dado em Brasília, com aumento para os funcionários (que devem receber) e os municípios que se virem para arranjar dinheiro para, por exemplo, fazer creches. A demandada da nossa cidade aumenta e o município não tem os recursos suficientes”, alertou o vereador.

Ainda segundo Marcelo, um exemplo de abandono por parte do governo Federal é a falta de recursos para a Adutora do Agreste, que já deveria estar em funcionamento. “A Adutora do Agreste é uma obra feita em parceria com a União, que não tem desembolsado um centavo. É preciso que o governo abra uma linha de crédito, porque é uma obra de extrema importância para o Estado, tanto pela água, quanto para que não haja demissões. Atualmente a Compesa gasta milhões com caminhões-pipas, quando deveríamos ter água vindo pela adutora. Jucazinho está com menos de 10% da capacidade e está abastecendo Santa Cruz, que já está em colapso e hoje é toda abastecida por caminhões pipas”, finalizou o socialista.

O vereador Marcelo Gomes (PSB), apresentou formalmente, voto de pesar pelo falecimento da srª. Maria Deleuse Reis Amorim, ocorrido no dia 23 de março deste ano.

Pedro Augusto é jornalista e repórter do Jornal VANGUARDA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *