Mercado imobiliário reage à crise econômica em Caruaru

Jaciara Fernandes

Diante da crise econômica que insiste em se estender afetando vários setores da economia, existe um segmento que já tem motivos para comemorar por estar conseguindo uma reação já aguardada. Trata-se do setor imobiliário. Há muitos fatores que corroboram para uma melhora do mercado imobiliário em 2017. Em Caruaru, as mais de 120 imobiliárias espalhadas pela cidade registram um aquecimento nas vendas de imóveis novos e usados desde setembro do ano passado. De lá para cá, a procura da população pela casa própria só tem aumentado.

Para entender o que aconteceu no mercado, em 2015 o resultado desfavorável do setor foi puxado pelo enfraquecimento na economia nacional e incertezas políticas. Em virtude disso, a taxa de juros era alta e o crédito mais escasso. Por esse motivo, muitas incorporadoras não lançaram novos empreendimentos, concentrando-se somente na venda das unidades em estoque.

Passado o pior momento, 2017 chegou com sinais de uma melhora para o mercado imobiliário, principalmente com a queda na taxa básica de juros no país, fator que está favorecendo a oferta de crédito imobiliário para o consumidor. Isso significa que o setor depende de como está o cenário no país, e já é possível prever uma melhora econômica e boas expectativas para este ano, embora que lenta.

De acordo com o coordenador da Câmara Setorial dos Corretores de Imóveis da Acic, Mateus Graciano, 30 imobiliárias compõem a entidade e que a cada dia essa união e entrosamento fortalecem o mercado. “Temos oportunidade de trocar ideias, experiências de como cada um trabalha e, assim, estamos nos adaptando a nossa realidade”, comentou Graciano. Ainda segundo ele, o mercado não retornará seus melhores dias do dia para a noite, mas acredita-se que se o mercado entender que o perfil do consumidor mudou, a tendência é que os negócios cresçam. “Precisamos atender a necessidade desse novo consumidor para atendermos as nossas expectativas”, completou.

Pensamento semelhante tem Fabiano Carvalho, diretor-presidente da Fabiano Carvalho Imóveis, que atua no mercado imobiliário há 25 anos, e que fechou 2016 com excelentes resultados e iniciou este ano com 20% no aumento das vendas em imóveis novos. Ele começou a trabalhar com apenas seis colaboradores, agora conta com 50 e diz que não tem do que reclamar. “O momento é propício para o crescimento do mercado, basta que cada um faça a sua parte qualificando o quadro de pessoal, buscando amadurecimento pessoal e profissional e investindo no crescimento da empresa”, deu a dica.

A prova que a capacitação faz toda a diferença é que recentemente ele contratou a GTI – Consultoria, uma referência no mercado, para auxiliar na organização e planejamento da empresa. Como resultado, além do aquecimento nas vendas, é que ele já conta com recursos para colocar em prática o projeto de ampliação da sede. “Enquanto uns choram, outros vendem lenços. Eu vendo lenços”, comemora Fabiano, ratificando o adágio popular bastante repetido em tempos de crise.

Natural do Rio de Janeiro, é jornalista formado pela Favip. Desde 1990 é repórter do Jornal VANGUARDA, onde atua na editoria de política. Já foi correspondente do Jornal do Commercio, Jornal do Brasil, Folha de S. Paulo e Portal Terra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *