Merendeiras de Águas Belas passam por treinamento

Nesta quarta-feira (27), foi realizado em Águas Belas o treinamento para a manipulação de alimentos com as manipuladoras do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). A metodologia se deu através de recursos visuais, explanação do conteúdo programático e avaliação por meio de prova escrita realizada na escola municipal Gerson de Albuquerque Maranhão com 46 manipuladoras de alimentos da rede municipal de ensino.
De acordo com a Secretaria de Educação, a justificativa para tal capacitação se dá pela importância que a alimentação escolar tem no âmbito do desenvolvimento biopsicossocial entre os alunos, permitindo que os mesmos possam fazer escolhas alimentares saudáveis e livres de perigos biológicos, químicos e físicos. “Dessa maneira, conseguimos atingir o que é preconizado com o PNAE a cerca do melhor rendimento e aprendizagem, além do crescimento físico da criança e do adolescente”, diz a secretária Roseana Dantas.
Ministrado pela nutricionista vinculada ao programa, Ligia Cordeiro, o treinamento manteve o foco no aprendizado das boas práticas de manipulação com as novas manipuladoras, bem como na reciclagem de conhecimento propagado com as antigas manipuladoras de alimentos. “O principal objetivo desse tipo de treinamento é capacitá-las nos procedimentos rotineiros de Boas Práticas de Manipulação para o fornecimento da alimentação escolar saudável e livre de contaminação alimentar”, completa Roseana.
A nutricionista explica que são realizadas capacitações regulares, mas esta abrangeu um volume maior de informações. “Essa é uma orientação geral, mas visitamos as escolas e orientamos os manipuladores ou merendeiros. Temos um cardápio atualizado mensalmente respeitando as individualidades de cada fase escolar”, esclarece Lígia.

Natural do Rio de Janeiro, é jornalista formado pela Favip. Desde 1990 é repórter do Jornal VANGUARDA, onde atua na editoria de política. Já foi correspondente do Jornal do Commercio, Jornal do Brasil, Folha de S. Paulo e Portal Terra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *