Metroviários decidem suspender greve de 48 horas

230143,475,80,0,0,475,365,0,0,0,0

Da Folhape

Os metroviários suspenderam a greve de 48 horas que se iniciaria às 5h desta quinta-feira (14). A decisão foi tomada em assembleia realizada na noite da quarta (13), na Estação Recife, no bairro de São José, no Centro da capital. Com o acerto, o metrô do Recife funcionará normalmente, das 5h às 23h.

Segundo o sindicato da categoria, os funcionários decidiram aguardar uma audiência de conciliação relativa ao dissídio coletivo da classe, marcada para o próximo dia 20, no Tribunal Superior do Trabalho (TST), em Brasília. “A categoria concluiu que qualquer movimento, agora, poderia afetar a questão do dissídio. Então, decidiu aguardar. Mas vamos continuar mostrando à população as nossas pautas, como a relativa à falta de segurança no sistema”, disse o diretor de comunicação do Sindicato dos Metroviários (Sindmetro-PE), Levi Arruda. Haverá uma nova assembleia no próximo dia 20.

A paralisação, que também critica o arrocho salarial e pautas como a reforma trabalhista e da Previdência, havia sido decidida em assembleia na semana passada e confirmada em nota divulgada pelo sindicato na manhã desta quarta.

Por conta do anúncio, a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) chegou a anunciar que, nestas quinta e sexta-feira (15), a Linha Centro do metrô do Recife só funcionaria nos horários de pico – das 5h às 9h e das 16h às 20h – e que as linhas Sul e Diesel (VLT) não teriam operação durante todo o dia.

O Grande Recife Consórcio de Transporte também havia divulgado reforço em linhas de ônibus para suprir a falta do metrô. Com a suspensão da greve, não haverá mais necessidade dessas operações especiais.

Pedro Augusto é jornalista e repórter do Jornal VANGUARDA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *