Ministro da Saúde atua para penalizar a população, afirma Humberto

O líder do PT no Senado, Humberto Costa (PE), denunciou, ontem, a articulação do ministro da Saúde, Ricardo Barros (PP-PR), junto ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ), para evitar decisões judiciais favoráveis a pacientes que querem assegurar medicamentos ou tratamentos negados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) ou por planos de saúde. Segundo Humberto, que foi ministro da Saúde de Lula, a ação de Barros é “inaceitável”.

“O ministro da Saúde age exatamente contra quem ele deveria proteger: a população. Ao invés de buscar recursos e alternativas para ampliar e melhorar o atendimento do SUS e dos planos de saúde, ele ajuda a proteger os planos de saúde e defende a restrição do atendimento do Sistema Único de Saúde. Como pode um ministro usar de sua influência para defender essas bandeiras?”, questionou o líder do PT.

Em entrevista ao jornal El País, o ministro defendeu a iniciativa e disse que “não há recurso para se dar tudo a todos” e falou mais uma vez na criação de planos de saúde populares. Não é de hoje que o ministro vem gerando polêmica. Ricardo Barros também causou repercussão ao declarar que “o tamanho do SUS precisa ser revisto” e que é da cultura do brasileiro “imaginar doenças”.

“Todos os dias o ministro da Saúde se envolve em polêmicas. Diz uma coisa e depois tem que se desdizer, tem que explicar. Isso só mostra o despreparo de alguém que só está no posto comandando um dos maiores orçamentos do país por questões políticas. É inaceitável ter alguém alienado no comando da pasta que cuida da saúde dos brasileiros”, afirmou o senador.

Segundo Humberto, é fundamental a mobilização para evitar maiores retrocessos na saúde. “Temos que estar mobilizados, denunciando os absurdos que estão fazendo. É uma ação diária. Precisamos dizer que queremos um SUS melhor e de mais qualidade e que não aceitamos nenhuma perda de direitos”, disse o líder petista.

Pedro Augusto é jornalista e repórter do Jornal VANGUARDA.

One thought on “Ministro da Saúde atua para penalizar a população, afirma Humberto

  1. jailton says:

    O QUE ESSE MINISTRO QUER FAZER E UMA VERGONHA. ELE DEVIA SER DEMITIDO DE IMEDIATO.
    FAZER ASSIM ELE O MINISTRO DEIXE O PAI A MÃE OU UM FILHO DELE ESPERANDO PELO SUS, AÍ ELE VAI SENTIR NA PELE VER UM PARENTE MORRENDO ESPERANDO UM ATENDIMENTO.
    Esse ministro e u m filho da p….

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *