Ministro Helder Barbalho inspecionou mais duas estações de bombeamento do São Francisco

Após dar início nesta segunda (30) à operação da terceira estação de bombeamento (EBV-3) do Eixo Leste do Projeto São Francisco, em ato que contou a presença do presidente da República, Michel Temer, o ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, prosseguirá com a sua determinação de acompanhar de perto o andamento das obras do Eixo Leste do projeto.

A vistoria começará pelas duas últimas estações de bombeamento do trecho (EBV-5 e 6), localizadas no município de Sertânia. No dia 18 deste mês, o ministro já havia vistoriado as estações do Eixo Leste, com sobrevoo às estruturas da EBV-4. O roteiro desta segunda-feira incluirá também inspeções às barragens Poções, em Monteiro (PB), e Camalaú, no município paraibano de mesmo nome. Esse conjunto de obras vai garantir que as águas do ‘Velho Chico’ cheguem à Paraíba no primeiro trimestre deste ano. A primeira cidade paraibana a ser beneficiada é Monteiro.

As estações de bombeamento são responsáveis por impulsionar a água de um terreno mais baixo para outro, num nível acima. A EBV-5 tem capacidade de elevar em 41 metros de altura. Já a última estação do Eixo Leste (EBV-6) vai bombear em 63 metros. Depois de passar por essas estruturas de engenharia, a água será conduzida por gravidade pelos canais do projeto até o estado paraibano. Ao todo, o Eixo Leste possui seis estações que elevarão a água do rio em mais de 300 metros acima do nível do São Francisco, distribuídas ao longo dos 217 quilômetros de extensão deste eixo.

Também estratégicas para garantir a oferta de água do São Francisco à população, as barragens Poções e Camalaú estão sendo recuperadas e modernizadas com recursos federais. As estruturas receberão a água que avança pelos canais do Projeto de Integração e chegará à Paraíba a partir da barragem Poções, localizada em Monteiro. De lá, seguirá pelo rio Paraíba percorrendo mais 130 km até alcançar o reservatório Boqueirão, que atende Campina Grande.

Com capacidade superior a 29 milhões de metros cúbicos, a barragem Poções receberá investimentos federais que totalizam R$ 19,5 milhões. Já a barragem Camalaú, localizada no município paraibano de mesmo nome, possui capacidade de 46 milhões de metros cúbicos. O investimento do Governo Federal na recuperação e modernização é de R$ 4,6 milhões. O Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), órgão vinculado ao Ministério da Integração Nacional, é responsável por recuperar e modernizar 24 barragens estratégicas que receberão a água do Projeto São Francisco.

Prestação de contas

Ainda na Paraíba, em Campina Grande, o ministro Helder Barbalho fará prestação de contas à sociedade, parlamentares e autoridades locais sobre o andamento das obras do Projeto São Francisco, hoje com 96,44% de execução física no Eixo Leste e 93,42% no Eixo Norte. O público vai conhecer detalhes do cronograma para entrega de água nas cidades beneficiadas. No primeiro trimestre, as águas do rio deverão chegar à população de Monteiro (PB) e, depois, ao município de Campina Grande.

Natural do Rio de Janeiro, é jornalista formado pela Favip. Desde 1990 é repórter do Jornal VANGUARDA, onde atua na editoria de política. Já foi correspondente do Jornal do Commercio, Jornal do Brasil, Folha de S. Paulo e Portal Terra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *