Missão européia visita polo de confecções nesta quarta 

Peritos da União Europeia e técnicos do Ministério da Integração Nacional e do Centro de Gestão de Estudos Estratégicos (CGEE), ligado ao MCTI, participaram, no auditório da Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI/PE), no bairro do Recife, de Workshop do Projeto Diálogos Setoriais. A missão veio ao estado para conhecer os polos de confecções e automotivo.

Essa fase do projeto – iniciada hoje no Recife – será concluída no começo de 2016 em Bruxelas, na Bélgica, com a elaboração de um Projeto Executivo, com apoio da União Europeia, para colaboração e troca de experiências entre os territórios de inovação da Europa e de Pernambuco. Os territórios contemplados com a ação no estado, escolhidos pela Secti-PE, são os de Confecções, no Agreste, e Automotivo, na Mata Norte.

A missão da União Europeia é composta por John Huw Edwards, do Institute for Perspective Technological Studies/ITPS; Nuno Araújo – Technological Center for the Metal Working Industry/CATIM; António Teixeira, do Programa Operacional Regional do Norte de Portugal e Manuel Laranja, da Universidade de Lisboa. Também integram a comitiva representantes do Ministério da Integração Nacional e do Centro de Gestão de Estudos Estratégicos (CGEE), ligado ao MCTI.

Hoje o grupo irá conhecer o Polo de Confecções do Agreste. Em Santa Cruz do Capibaribe vista o Moda Center. Em Caruaru, a fábrica Kikorum, beneficiaria do Programa de Apoio aos Arranjos Produtivos Locais – PróApl. No final da tarde, encontro com os empresários do setor no Armazém da Criatividade. Na quinta (29) a comitiva se deslocará até o município de Goiana para conhecer o Polo Automotivo da FCA.

Para a Secretária Lúcia Melo, a visita propiciará visões distintas do ambiente de inovação no estado. No Polo de Confecções, um ambiente puramente de negócios. Já em Goiana, na fábrica da FCA, uma âncora importante de maior sofisticação tecnológica. Além do Porto Digital, um ambiente pautado no conhecimento. Na abertura, fez uma apresentação da política de CT&I, que vem sendo elaborada pela Secti, para o estado de Pernambuco.

 

Natural do Rio de Janeiro, é jornalista formado pela Favip. Desde 1990 é repórter do Jornal VANGUARDA, onde atua na editoria de política. Já foi correspondente do Jornal do Commercio, Jornal do Brasil, Folha de S. Paulo e Portal Terra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *