Mototaxistas concluem curso oferecido pela Prefeitura de Agrestina

Foi realizada durante esse domingo (29) a última etapa do curso de formação de mototaxistas, pela prefeitura de agrestina, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente, e o Senai e a empresa Personal Drivers. O curso, uma determinação da lei 12.009/09 do Contran para a regulamentação da categoria, foi iniciado na última terça-feira (24), tem a carga horária de 30 horas/aulas, sendo 25 horas teóricas e cinco práticas, e conta com 17 participantes.

Durante a manhã foram realizadas as provas teóricas e as práticas aconteceram a partir das 14h, na Praça Padre Cícero, no centro de Agrestina. O instrutor do Curso, José Macilon, disse acreditar que a maioria dos participantes será considerada apta para iniciar suas atividades como mototaxista. “O curso ensina a pilotagem defensiva e ajuda a desenvolver mais a habilidade de prevenir acidentes e pilotar com segurança e economia. Creio que a maior parte dos alunos será considerada apta para trabalhar como mototaxista e receberá o certificado em cerca de 20 dias”, revelou o instrutor.

A regulamentação – Esta iniciativa visa capacitar os mototaxistas do município, uma vez que a classe foi regulamentada após a recente aprovação de um projeto administrativo que busca tirar os profissionais da irregularidade. O projeto, elaborado pelo poder executivo do município, foi aprovado na Câmara de Vereadores de Agrestina com sete votos a favor e dois contra e prevê, além da regulamentação, outros benefícios para a classe, como o desconto de 40% na aquisição de uma nova motocicleta.

Natural do Rio de Janeiro, é jornalista formado pela Favip. Desde 1990 é repórter do Jornal VANGUARDA, onde atua na editoria de política. Já foi correspondente do Jornal do Commercio, Jornal do Brasil, Folha de S. Paulo e Portal Terra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *