MultiCrédito destaca setores que mais venderam no primeiro semestre

O ano de 2017 tem se mostrado cada vez mais desafiador para diversos segmentos da economia brasileira. Setores de infraestrutura, automotivo e varejo ganharam destaque na mídia por conta da queda nos resultados – motivada principalmente pela redução no poder de compra do consumidor. Mas nem todos os segmentos sofreram durante esse período: de acordo com pesquisa realizada pela MultiCrédito, entre os meses de janeiro e junho deste ano, alguns deles tiveram alta expressiva quando analisadas as compras com cheque e crediário.

Segundo o estudo, o setor de construção, representado pelo varejo madeireiro, obteve desempenho bem expressivo, acumulando aumento de 42% no valor total de vendas durante o primeiro semestre, ante os números do mesmo período do ano passado. Já o segmento de móveis e decoração acumulou incremento de 38% no 1S17, em relação ao resultado dos primeiros seis meses de 2016. Paralelamente, o setor de ótica registrou incremento de 9% em compras, no 1S17, se comparado ao volume registrado no mesmo período do ano passado, enquanto o tíquete médio caiu 9%, indicando que o setor registrou mais vendas com menor valor por operação.

A crise econômica tem forte influência nesse movimento, pois os setores defensivos da economia são mais resistentes do que os demais. “Com a economia instável, as pessoas optam por reformar a casa em vez de mudar de imóvel, que requer investimento maior, por isso observamos um período tão favorável para esse setor”, ressalta Flávio Peralta, vice-presidente comercial e de negócios da MultiCrédito.

Em 2017, ele afirma não ver mudança expressiva nesse comportamento. “Com o cenário macroeconômico muito similar, o consumo nesses setores não deve ter alterações significativas, e os mesmos ramos devem continuar aquecidos”, observa.

Veja abaixo o crescimento de compras médias em cada um dos segmentos mapeados pela MultiCrédito:

Ramos que mais cresceram no 1.º semestre de 2017

(ante resultado do mesmo período de 2016)

Ótica

6%

Madeireira

42%

Eletrodomésticos

26%

Móveis e decoração

38%

Pedro Augusto é jornalista e repórter do Jornal VANGUARDA.

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