Na Alepe, Tony Gel analisa a crise hídrica no País

A crise hídrica brasileira foi abordada em discurso pelo deputado Tony Gel(PMDB), na primeira Reunião Plenária ordinária da Assembleia Legislativa, nesta terça (03). O parlamentar afirmou que nunca houve situação tão grave no País no que diz respeito ao abastecimento d´água.

Tony Gel lembrou que trata do assunto desde o início de sua vida pública e que atuou durante os mandatos de deputado federal para a construção do sistema de Jucazinho. De acordo com o parlamentar, a obra, projetada inicialmente para atender a pouco mais de dez cidades, hoje abastece mais de 15 municípios, além de povoados e vilas.

Ele informou que o sistema envia mais de cem litros por segundo a Santa Cruz do Capibaribe e São Caetano, também abastecendo carros-pipas que socorrem regiões que sofrem com a estiagem.

Tony Gel citou a lei baseada em projeto de sua autoria que trata do uso racional da água e que ainda aguarda regulamentação pelo Executivo. Segundo a norma, todo grande empreendimento instalado em Pernambuco deverá contar com um sistema de reaproveitamento hídrico.

A Lei nº 14.572, sancionada em 2011, visa à promoção de medidas necessárias à conservação, à redução do desperdício e à utilização de fontes alternativas para a captação e o aproveitamento da água nas edificações, bem como a conscientização dos usuários sobre essa importância.

Natural do Rio de Janeiro, é jornalista formado pela Favip. Desde 1990 é repórter do Jornal VANGUARDA, onde atua na editoria de política. Já foi correspondente do Jornal do Commercio, Jornal do Brasil, Folha de S. Paulo e Portal Terra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *