Noite de festa no encerramento dos Jogos Escolares

Jogos Escolares 3

A noite da última terça-feira (19) foi de celebração no evento de encerramento dos XVI Jogos Escolares Municipais de Caruaru. Alunos com suas famílias, técnicos e professores se reuniram, na quadra da Escola Municipal Professora Josélia Florêncio da Silveira, para o evento de divulgação dos resultados e entrega dos troféus aos homenageados.

A programação seguiu um protocolo simples, com a execução do Hino Nacional pela Banda Municipal Edlaneide Cristina e apresentações culturais dos alunos. Entre os convidados da noite, o professor Gineton Vicente da Silva, de 72 anos, árbitro de judô há 50 anos, e a atleta paralímpica Letícia Karoline dos Santos, da Escola Municipal Professor José Laurentino Santos, que foram homenageados.

O professor de Educação Física da rede pública, Edmilton Queiroz de Sousa, foi homenageado pelos serviços prestados há 39 anos na área e pela atuação como preparador físico de futebol de campo há 35 anos. Na oportunidade, a prefeita do município, Raquel Lyra, também recebeu homenagem por ter assinado um decreto municipal que garante a permanência da competição no calendário da prefeitura.

“A gente acredita num modelo integral, aquele em que o estudante esteja na sala de aula, mas que ele possa praticar esportes nas quadras, nos campos, e isso tudo culminando num grande festival de esportes, como os Jogos Escolares de Caruaru. Para mim, que já fui atleta, ver esses meninos aqui hoje e poder compartilhar esse momento é de grande felicidade para todos nós que fazemos a prefeitura de Caruaru”, destacou Raquel.

Para o secretário de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Fernando Silva, o decreto que garante a realização anual dos jogos é de muita importância para a juventude caruaruense. “É com alegria que a gente faz esse encerramento hoje, aqui, com a determinação da prefeita Raquel Lyra de trazer de volta os Jogos Escolares para a juventude e a criançada de Caruaru”, celebrou o secretário.

Já para o secretário de Educação, Rubenildo Moura, o retorno dos jogos tem um significado, também, social. “O compromisso da prefeita, em retomar a competição, promoveu a extensiva participação de todos os segmentos do esporte e a integração das redes públicas e privadas. Esse congraçamento de estimular e fortalecer a participação de crianças e jovens, em diversas modalidades esportivas, é também de grande dimensão social”, afirmou Rubenildo.

O técnico e professor de educação física do Colégio Municipal Álvaro Lins, Adjair Pacheco, que venceu na competição geral de futsal, falou da emoção de conquistar o troféu de campeão geral da modalidade. “Foi fantástico, os alunos estão de parabéns e a prefeitura também por resgatar os jogos escolares. Eu acho que o evento só tem a crescer e a festa do próximo ano vai ser melhor do que foi a desse ano”, concluiu. Os Jogos Escolares Municipais de Caruaru 2017 foram promovidos pela Prefeitura de Caruaru, através das secretarias de Educação e de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos.

Resultados

A noite foi de festa com a premiação das instituições que se destacaram nos JEMC. A prefeita Raquel Lyra entregou os troféus aos campeões gerais da competição por rede. Sendo assim, foram campeões o Colégio Municipal Álvaro Lins pela rede municipal, a Escola Estadual Professora Elizete Lopes, pela rede estadual e o Colégio Criativo, pela rede particular de ensino. A celebração também foi pela homenagem às personalidades que se destacaram por contribuírem de forma significativa para os jogos e para o deporto no município, e que também receberam troféus de honra ao mérito.

Foram homenageados: o professor Gineton Vicente da Silva, de 72 anos, árbitro nacional e aspirante internacional, pela excelência dos serviços prestados há 50 anos como árbitro do judô; a atleta Letícia Karoline dos Santos, aluna da Escola Municipal Professor José Laurentino Santos, campeã da modalidade Bocha Paralímpica dos Jogos Escolares Municipais 2017 e Campeã Pernambucana 2017; o professor Edmilton Queiroz de Sousa, que atua na rede pública há 39 anos e, que há 35, trabalha como preparador físico de futebol de campo, representando os professores de educação física; a atleta Milena Stefani Ferreira da Silva, campeã brasileira e campeã da copa Nordeste na modalidade de Karate, aluna da Escola de Referência e Ensino Médio Professor Lisboa.

Instituições também foram agraciadas, como: Colégio Municipal Álvaro Lins, da rede municipal, que teve o maior número de alunos participantes com 311 inscritos; Colégio Interativo, instituição da rede particular que teve o segundo maior número de atletas inscritos da competição, com 219 alunos; Escola Professora Elizete Lopes, da rede estadual, que teve o terceiro maior número de atletas inscritos, com 248 alunos; Instituto Federal de Pernambuco de Caruaru, única instituição da Rede Federal participante do JEMC 2017. Por último, a prefeita de Caruaru, Raquel Lyra recebeu o troféu de homenageada, por ter assinado o Decreto Municipal que garante a permanência dos Jogos Escolares Municipais de Caruaru no calendário da prefeitura.

Pedro Augusto é jornalista e repórter do Jornal VANGUARDA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *