“Novos Olhares” da Feira de Caruaru

Uma opção imperdível na sua agenda é a exposição fotográfica ‘Novos Olhares’, em cartaz no Memorial da Cidade, centro de Caruaru. A atração chega a sua terceira edição e, desta vez, tem como foco elementos presentes na música, que se transformou no segundo hino da Capital do Agreste, ‘A Feira de Caruaru’, de Onildo Almeida, através de imagens que fazem um convite para que visitantes tenham conhecimento da riqueza cultural que está presente na famosa feira tão cantada pelos poetas.

A exposição reúne 24 fotografias e é uma iniciativa do Laboratório de Práticas e Estudos em Jornalismo (Lapej), mantido pelo curso de jornalismo do Centro Universitário Tabosa de Almeida (Asces-Unita). De acordo com o coordenador do projeto, professor de Fotojornalismo, Diogenes Barbosa, os alunos envolvidos na produção foram a campo com o desafio de ilustrar, através de imagens, itens que foram destacados por Onildo Almeida e cantados por Luiz Gonzaga. “É um processo que, para eles, contribui com o reconhecimento de questões comportamentais, sociais e ártico-culturais da nossa região”, explica o professor.

Os quatro alunos envolvidos na produção são Geison Flávio, Elizabeth Barbosa, Rita Araújo e Iasmym Nunes, que toparam o desafio e superaram com o resultado positivo e bastante elogiado por quem visita a mostra, sempre com a intenção de registrar espaços, pessoas e objetos sob perspectivas diferenciadas, que ajudem a construir ‘novos olhares’ sobre a feira. Para o estudante Geison Flávio, o registro jornalístico foi muito simbólico. “Foi uma experiência incrível. É o meu primeiro trabalho com fotografia e poder registrar as características da Feira de Caruaru, em um ano em que a música em sua homenagem completou 60 anos, tem um simbolismo muito forte”, comentou, entusiasmado.

A exposição permanece no mezanino do Memorial da Cidade até o dia 4 de setembro próximo, com acesso gratuito. A visitação pode acontecer de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e aos sábados, das 8h às 13h. Outras informações sobre os horários de funcionamento do espaço, com a Diretoria de Museus, no telefone (81) 3721-2545. O apoio é da Fundação de Cultura e Turismo de Caruaru e do vereador Ítalo Henrique.

Pedro Augusto é jornalista e repórter do Jornal VANGUARDA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *