Obra de José Guilherme Merquior é tema de debate

A Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Caruaru, Fafica, através da coordenação do curso de Letras, realizou ontem (19), o evento “Literatura, História e Filosofia como atividades convergentes – Dossiê José Guilherme Merquior” voltado para o debate da vida e obra de José Guilherme Merquior, um dos mais importantes críticos literários e intelectuais do Brasil. O encontro ocorreu no auditório da Instituição e foi organizado pelos Seminários Teórico-práticos. Os convidados foram o professor Dr. Eduardo Cesar Maia, do curso de Comunicação Social do Centro Acadêmico do Agreste (UFPE), e o Doutor em Sociologia e professor da UFRPE, Josias de Paula Jr. Ambos têm estudado a fundo a obra de José Guilherme Merquior.

Na abertura do evento, foi exibido o documentário “José Guilherme Merquior: paixão pela razão”, de Régis Rocha, que discute o legado de Merquior por meio de depoimentos de contemporâneos como Alberto da Costa e Silva, Celso Lafer, José Mário Pereira, Nélida Piñon e Bolívar Lamounier. “No Nordeste, o documentário foi exibido pela primeira vez no Recife e agora chega a Caruaru. Ele fala sobre a intelectualidade de Merquior que teve obscurecido um reconhecimento que era merecido e, por algumas questões políticas de circunstâncias do país, a obra dele foi subvalorizada, passou muito tempo sem ser discutida pela universidade, sem ser discutida pelo jornalismo”, explica Eduardo Cesar Maia.

A obra do crítico literário volta à tona por meio da Editora É Realizações, de São Paulo, que está lançando a Biblioteca José Guilherme Merquior com todas as suas obras. “Uma das grandes características de Merquior é que ele foi um autor que conseguiu, ao seu tempo, dialogar, mais do que só interpretar, mais do que apenas tentar adequar as ideias que, em geral, recebemos da Europa, dos Estados Unidos, ao contexto brasileiro. Para ser justo, Merquior é um intelectual mundial, mais do que um grande intelectual brasileiro, talvez o maior da segunda metade do século passado” ressalta Josias de Paula Jr.

Participaram do debate o professor Msc. Gilvano Vasconcelos Neves Pereira, ligado ao curso de Letras, e professor Msc. José Maurício Soares da Silva, representando o curso de Filosofia. O Seminários Teórico-práticos têm como objetivo fazer com que os alunos possam participar de temáticas específicas do curso para que percebam a importância de unir teoria e prática em suas atividades acadêmicas.

Pedro Augusto é jornalista e repórter do Jornal VANGUARDA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *