Oficinas culturais para crianças são atrações do São João do Sesc Arcoverde

Na terça-feira (19/6), tem início a programação festiva do São João de Arcoverde e até o dia 30 de junho, o Sesc se transforma em um grande arraial com uma série de ações recreativas e culturais para todos que visitam a cidade. As crianças terão atividades especiais dentro da programação da Unidade. Foram preparadas oficinas culturais para a garotada, todas gratuitas para comerciário e dependente com carteirinha; já para o público geral, é necessário o pagamento da taxa da carteirinha que é de R$ 8.

A oficina de cordel com a instrutora e cordelista Suzana Morais, segue até o dia 22, sempre das 8h às 12h. A poetisa participou da fundação da União dos Cordelistas de Pernambuco e atua desde 2005 como articuladora e promotora de eventos e recitais poéticos.

Do dia 25 ao dia 27 de junho, também das 8h às 12h, os pequenos serão apresentados à cultura do artesanato quando vão aprender a construir brinquedos populares. A oficina será ministrada pela atriz e artista plástica Odília Nunes que desenvolve trabalhos culturais no sertão do estado, principalmente na região de Ingazeira.

“Nossa proposta é promover uma interação das crianças com a arte popular nordestina, tão exaltada neste período de festas juninas, e, principalmente, fazer com ele elas possam perpetuar a nossa cultura para as futuras gerações. Para isso, contamos com a presença de artistas renomadas em Pernambuco para ministrar as oficinas”, afirma Pedro Gilberto.

Para os que gostam da arte da interpretação nos palcos, Agrinez Melo vai ensinar as crianças a desenvolver figurinos e maquiagem para teatro. A oficina de figurino será nos dias 28 e 29 de junho e a de maquiagem no dia 30. Ambas acontecem pela manhã. Agrinez é formada em Artes Cênicas pela UFPE e Desde 2008, integra um dos grupos teatrais mais proeminentes do estado, O Poste Soluções Luminosas.

Sesc – O Serviço Social do Comércio (Sesc) foi criado em 1946. Em Pernambuco, iniciou suas atividades em 1947. Oferece para os funcionários do comércio de bens, serviços e turismo, bem como para o público geral, a preços módicos ou gratuitamente, atividades nas áreas de educação, saúde, cultura, recreação, esporte, turismo e assistência social. Atualmente, existem 19 unidades do Sesc do Litoral ao Sertão do estado, incluindo dois hotéis, em Garanhuns e Triunfo. Essas unidades dispõem de escolas, equipamentos culturais (como teatros e galerias de arte), restaurantes, academias, quadras poliesportivas, campos de futebol, entre outros espaços e projetos. Para conhecer cada unidade, os projetos ou acessar a programação do mês do Sesc em Pernambuco, basta acessar www.sescpe.org.br.

Pedro Augusto é jornalista e repórter do Jornal VANGUARDA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *