Oficinas e workshop completam programação da 25ª edição do Feteag

unnamed (34)

O Festival de Teatro do Agreste segue com encontros fascinantes. Além das mostras profissionais, estudantis e as exibições de cinema de animação realizados ao longo da semana, o FETEAG 2015 oferece aos estudantes das redes estadual e municipal de educação e aos professores de artes das unidades de ensino públicas e privadas, a oportunidade de participar de oficinas de formação e workshop gratuito, que acontecem até a próxima sexta (30), em diferentes horários.

A oficina “Construção e Manipulação de Mamulengo”, ministrada por Sebá Alves, que é o homenageado na 25ª edição do FETEAG, ocorre das 13 às 17h, no Teatro Mamusebá, na Estação Ferroviária. O objetivo da oficina é preservar a tradição do mamulengo e estimular a formação de novos brincantes. Sebá Alves auxilia os alunos desde a construção dos bonecos com papel machê, até a manipulação e criação de pequenas histórias.

Outra oficina muito atrativa para os alunos é a de “Animação em Stop-Motion”. Os estudantes conhecem o mundo da criação de animação em stop-motion, técnica que utiliza quadro a quadro de fotos para criar uma animação. O intuito é dar vida a um objeto inanimado, através de uma ilusão de movimentos promovidos por uma sequência fotográfica. A ministração da oficina ficou a cargo de Jackson Freire e Amanda Nascimento, e vem acontecendo no Teatro Lício Neves (TEA), das 8h às 12h.

Ainda tem espaço para aqueles que curtem a técnica de teatro lambe-lambe, onde são realizados espetáculos de curta duração em espaços mínimos, semelhantes às antigas caixas lambe-lambe de fotografia, que comportam apenas um espectador por sessão. A oficina “Teatro Lambe-Lambe” está sendo realizada na Escola Municipal Mestre Vitalino, das 8h às 12h. A ministrante é Marie Primavera, de Salvador/BA.

Para os professores, o FETEAG realiza o workshop “Caminhos para o professor-dramaturgo: costurando histórias na sala de aula”. O professor Dr. Luis Reis, da UFPE em Recife, trará aos mestres uma breve aproximação com a metodologia do drama no ensino do teatro, em diversas vertentes, com o foco no papel criativo do professor como condutor dos processos. O workshop será realizado apenas na sexta-feira (30), na sala de dança do SESC Caruaru, a partir das 9h.

Ainda dá tempo de participar das programações da 25ª edição do Festival de Teatro do Agreste, que tem como inspiração a frase do poeta e ceramista Mestre Galdino “Não dormir para sonhar!”, e traz como tema “O Teatro de Formas Animadas e a Construção do Imaginário”. O FETEAG recebe o patrocínio da Prefeitura de Caruaru, mediante a Fundação de Cultura, Caixa Econômica Federal, Governos Federal e Estadual e Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude.

 

Pedro Augusto é jornalista e repórter do Jornal VANGUARDA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *