Operação Lei Seca completa quatro anos

A operação Lei Seca completou, na última terça-feira (1º), quatro anos de atuação em Pernambuco. Com foco na prevenção e no enfrentamento aos acidentes de transporte terrestre – considerado uma epidemia mundial -, a OLS já abordou neste período específico mais de 1,3 milhão de condutores. As nove equipes que têm sido colocadas nas ruas diariamente e de forma permanente em todo o Estado, em horários variados, têm sido responsáveis pela realização de testes de alcoolemia em motoristas na tentativa de conscientizar e evitar a embriaguez ao volante.

Das 115.199 multas aplicadas por infrações variadas aos motoristas nestes quatro anos, 28.489 condutores foram autuados por cometeram infração por alcoolemia (constatações de uso da bebida alcoólica, crimes e recusas ao teste do bafômetro), o que corresponde a cerca de 25% delas. No total, foram abordados 1.321.560 condutores neste intervalo. O bloqueio da operação Lei Seca têm habitualmente envolvido profissionais da Secretaria Estadual da Saúde, do Detran e da Polícia Militar.

“Desde que teve início, percebemos uma redução dos crimes por alcoolemia. Um comparativo das infrações envolvendo o consumo de bebida alcoólica constata uma diminuição e podemos dizer que isso é reflexo de uma postura diferente adotada pelos pernambucanos”, destacou o coordenador da Lei Seca, major Luciano Nunes. Em 2012, foram 8.613 infrações, enquanto em 2014 foram 6.677. Apenas em relação aos crimes de trânsito também houve queda.

No primeiro ano da operação, 473 motoristas cometeram crimes e, em 2014, foram 308. As recusas aos testes do bafômetro também diminuíram, saindo dos 7.057 para os 4.775, no ano passado. Já as constatações permanecem no mesmo percentual, já que pela nova legislação a tolerância é zero para a concentração de álcool no sangue.

Pedro Augusto é jornalista e repórter do Jornal VANGUARDA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *