Operação-Pipa: mapeamento é realizado nas comunidades rurais

A Prefeitura de Caruaru, juntamente com o Comando Militar do Nordeste, tem se articulado para incluir o município na “Operação-Pipa”. Na reunião, realizada na última semana, o prefeito José Queiroz definiu com os presentes que um mapeamento seria realizado em toda Zona Rural no intuito de constatar as dificuldades dos moradores com relação à péssima condição da água consumida e a falta dela em algumas localidades.

Nesse primeiro momento, a Defesa Civil e os militares, vinculados ao Regimento Olinda, realizaram visita in loco, entrevistas, fotografias e marcação de pontos com GPS para enviar relatório ao Governo do Estado e ao Ministério da Integração solicitando projetos e recursos para o município. A “Operação-Pipa” tem a responsabilidade de encaminhar água potável às localidades da Zona Rural que sofrem com o período de estiagem. A distribuição é própria para consumo, exclusivamente para beber e cozinhar.

O próximo passo será o cadastramento das cisternas comunitárias que serão beneficiadas com o abastecimento de água. Antes do cadastro, os depósitos passarão por avaliações para se verificar a necessidade de reforma ou manutenção. De acordo com o técnico da Defesa Civil de Caruaru, Kléber Aleksander, o objetivo também é favorecer as cisternas residenciais. “Queremos ampliar a capacidade de distribuição das cisternas coletivas, bem como transformar cisternas particulares em postos de distribuição nas localidades que não possuem cisternas coletivas. O início do cadastramento será divulgado em breve e o Exército visa atender a comunidade rural inteira”, confirma.

Simultaneamente ao registro das cisternas, também acontecerá o cadastro dos pipeiros, que serão terceirizados e identificados como participantes da “Operação-Pipa”. Os caminhões serão fiscalizados pela equipe do Exército e da Defesa Civil a fim de verificar se possuem condições físicas apropriadas para o transporte da água. Núcleos da Defesa Civil serão implantados nas comunidades rurais para que o trabalho seja fiscalizado.

O secretário de Desenvolvimento Rural, Anselmo Pereira, comenta a importância da “Operação-Pipa” como um reforço significante para o abastecimento de água à população da zona rural. “O apoio do Exército é essencial para o momento de estiagem. A secretaria tem auxiliado o Exército nas ações de identificação e reconhecimento para que as dificuldades sejam constatadas e amenizadas na zona rural”, explica.

Pedro Augusto é jornalista e repórter do Jornal VANGUARDA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *